Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Cortejo Histórico de S. José atrai milhares às ruas da Póvoa de Lanhoso
publicado a 16 de março de 2023

O Cortejo Histórico de S. José realizou-se na tarde do passado domingo, arrastando para a rua uma multidão de miúdos e graúdos, curiosos e interessados para ver como foi no “Monte de Lanhoso, a ocupação humana em milénios de história”.

A aposta na realização deste evento, inserido na programação de S. José de 2023, foi um sucesso! Com milhares de pessoas a assistir nos mais variados locais, esta aposta foi ganha com a ajuda de toda comunidade que se uniu para trazer para as ruas da vila o cortejo e com a ajuda das condições meteorológicas que permitiram o desfile sem constrangimentos. Também, através da transmissão facultada através das redes sociais, os nossos emigrantes tiveram a possibilidade de assistir a este momento alto das festas.

Estiveram representadas todas as freguesias do concelho (à exceção de Ferreiros), com mais de 700 figurantes, distribuídos por 22 carros, aos quais corresponderam os vários quadros propostos. Os carros alegóricos, acompanhados pelos seus figurantes, desfilaram e encheram as principais artérias da vila animação, movimento… e história. Alguns deles presentearam os espetadores com representações alusivas ao seu tema.

“Este foi um dos momentos mais altos das Festas de S. José, pois conseguimos envolver todos e fazer com que todos participassem, num espirito de união e com o objetivo comum de dar tudo pela Póvoa de Lanhoso, realçando o que temos de mais emblemático, que é o Castelo de Lanhoso e toda a história que o envolve e envolve a Póvoa de Lanhoso na História de Portugal”, foram as considerações feitas pelo Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, visivelmente satisfeito, no final do desfile.

O carro da Câmara Municipal fechou o cortejo, deixando, assim, marcado este momento com o compromisso de continuar a respeitar as nossas origens, das quais o Castelo de Lanhoso, transformando no monumento que melhor representa o nosso legado histórico, faz parte.

A realização deste evento integrou, ainda, o projeto POVOAR.TE, que tem como objetivo incrementar o património cultural da Póvoa de Lanhoso e, que, este ano, tem apontadas para o Castelo de Lanhoso, as luzes dos holofotes.

O cartaz das Festas de S. José continuará a cumprir-se e o próximo fim-de-semana será recheado de momentos diversificados de cultura e de diversão, em locais distintos, numa tentativa de abranger todas as faixas da população.

Visitar a Póvoa de Lanhoso é sempre uma excelente escolha, mas durante o S. José esta é uma decisão ainda mais acertada pois, além dos vários eventos programados, decorre mais um fim-de-semana gastronómico, com o tradicional Cabrito à S. José & Rochas do Pilar.