Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Covelas já dispõe de Unidade Local de Proteção Civil
publicado a 23 de setembro de 2025

Foi apresentada, ao final da tarde de quinta-feira, 18 de setembro, a Unidade Local de Proteção Civil de Covelas, implementada pela Junta de Freguesia de Covelas, com a colaboração do Município da Póvoa de Lanhoso através do Serviço Municipal de Proteção Civil. Trata-se da primeira Unidade do género a surgir no concelho.

O momento, que decorreu na sede da Junta de Freguesia de Covelas, permitiu também dar a conhecer a equipa, formada por cinco pessoas daquela comunidade, todas voluntárias, sob Coordenação de Rafaela Fernandes.

Presente na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, considerou aquele um “ato inspirador” e para que outras unidades possam surgir pelo concelho. Esta Unidade surge depois dos incêndios ocorridos em setembro de 2024 e que fustigaram diversas freguesias do concelho, chegando às portas de Covelas. Por isso, para o Presidente da Câmara Municipal, “esta foi a resposta da comunidade, precisamente um ano depois”.

O autarca Povoense esteve acompanhado do Vereador da Proteção Civil, Ricardo Alves, assim como do Coordenador Municipal de Proteção Civil, Pedro Dias. Presentes estiveram ainda os vereadores Fátima Moreira, Paulo Gago e Olga Duque; o Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós; o Presidente da Junta de Freguesia de Covelas, Manuel Freitas. Igual referência para a presença do Comandante da Proteção Civil da Sub-região do Ave, Rui Costa; do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, José Baptista, de entre outras individualidades e representantes de entidades parceiras, como da REN.

Importa agora equipar esta Unidade com meios e recursos operacionais para fazer face às situações de risco e às ocorrências onde seja possível e exequível a intervenção desta Unidade na Freguesias de Covelas.

Seguir-se-á também um conjunto de ações de formação para capacitação dos elementos que constituem a Unidade Local da Proteção Civil, envolvendo para diversas entidades públicas e privadas, como o próprio Serviço Municipal de Proteção Civil e agentes locais.

A cerimónia englobou ainda o descerrar a placa inaugural desta Unidade Local de Proteção Civil de Covelas.