Projeto foi apresentado no âmbito do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE)
Realizou-se, no passado dia 30 de julho de 2024, no salão Nobre da Câmara Municipal mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação.
De entre os vários assuntos tratados, destacam-se o Plano de Transportes Escolares e os Apoios e Complementos Educativos, para o ano letivo 2024/2025. Maior enfoque, mereceu, no entanto, a análise a discussão do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE) que o Município vai apresentar no âmbito da candidatura ao Programa Regional do Norte 2030.
O PIPSE visa, especificamente, contribuir para “o sucesso escolar; a redução das saídas precoces do sistema educativo; o enriquecimento das aprendizagens escolares; a melhoria das condições pessoais e sociais de frequência escolar de alunos oriundos de meios mais carenciados; o maior envolvimento da comunidade na promoção da educação e o reforço da equidade no acesso à educação pré-escolar e aos ensinos básicos e secundários”.
Com a designação de PovoARTE educa, este projeto entende os/as alunos/as e a aprendizagem de forma holística e quer atuar de forma preventiva sobre os fatores que condicionam o sucesso escolar. Ao mesmo tempo, ambiciona também contribuir para o desenvolvimento de aptidões transversais complementares às competências educativas essenciais.
Estes documentos tiveram parecer positivo de todos os membros presentes.
O Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós, também presente, fez um balanço das primeiras Assembleias Municipais Jovens realizadas no concelho no passado dia 8 de junho, partilhando as moções apresentadas que, depois de devidamente aprovadas, foram levadas à Assembleia Municipal do dia 24 de junho de 2024. Foi destacada a importância desta iniciativa, que se prevê de continuidade, na promoção de uma cidadania ativa por parte dos/das jovens povoenses.
Nesta reunião foi apresentado o balanço, que se constatou ter sido muito positivo, do ano letivo 2023/2024, tendo também sido perspetivados outros projetos e iniciativas a desenvolver no âmbito da Educação para o próximo ano letivo.
A participação de todos/todas os/as representantes das diferentes entidades que integram o Conselho Municipal de Educação contribuiu para enriquecer a análise e discussão de todos os pontos constantes da ordem de trabalhos, assumindo-se o Conselho Municipal de Educação como uma instância privilegiada de debate e profícua partilha de opiniões sobre a melhoria da prestação do serviço de Educação na Póvoa de Lanhoso.