O Plano Operacional Municipal (POM) de 2025 para o concelho da Póvoa e Lanhoso foi apresentado e aprovado, durante a reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
Esta reunião, presidida pelo Vereador Ricardo Alves, responsável pelo Pelouro da Proteção Civil, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no passado dia 9 de maio.
O POM, que se assume como um instrumento de relevo no planeamento do combate aos fogos rurais, bem como no apoio à atuação da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais, é um documento de carácter reservado, que visa estabelecer de forma coordenada o envolvimento das entidades e instituições municipais que intervêm nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.
Deste modo, pretende-se garantir a segurança de pessoas e bens, bem como proteger o património natural existente.
Neste documento constam, ainda, os meios e recursos existentes, os sistemas de vigilância e deteção, os procedimentos de mobilização de meios para cada nível de alerta e a cartografia de apoio à decisão operacional.