No dia 27 de Setembro, assinala-se o Dia Mundial do Turismo. “Turismo & Investimentos Verdes” é o tema escolhido pela Organização Mundial de Turismo (OMT) para as celebrações deste ano. A escolha recaiu sobre esta temática, que é “uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros”.
Nessa perspetiva, “Capacitação para a Sustentabilidade Ambiental no Turismo” é o tema da sessão que está agendada para o dia 27, pelas 11 horas, na EPAVE. O Eng.º Moisés Campos, mentor do Projeto Utopia, será o orador convidado para falar da sua empresa, a Plako, que envolve a vertente tecnológica e a vertente da estufa de cultivo. A Plako é uma empresa povoense, sediada em Águas Santas, que recentemente viu, mais uma vez, o seu trabalho premiado, pois a marca AMU.bio, resultado da sua criação – produção biológica, é uma das finalistas do Prémio Intermarché Produção Nacional, na categoria de Produtos Primários.
Também para este dia, mas ao final da tarde (17h00), irá decorrer na Casa do Monte da Veiga, localizada na freguesia de Campo, uma ação de sensibilização com a participação do Eng.º Carlos Neves, da Amar o Minho, e da Eng.ª Elisabete Cunha, da Casa do Monte da Veiga, para abordar o tema “Investimentos Verdes no Turismo”. De referir que esta unidade hoteleira foi reconhecida com o certificado de sustentabilidade e de alinhamento com os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas, atribuído pela Biosphere Sustainable, um sistema internacional desenvolvido pelo Instituto de Turismo Responsável.
Ainda, pelas 21h00, será partilhada nas redes sociais, uma conversa ao estilo de mesa redonda na qual os/nossos/as seniores vão partilhar as suas experiências. “Conta-me como foi “será um dos pontos de partida, relembrando práticas mais antigas, sempre em torno da sustentabilidade e das preocupações ambientais, trazidas para os dias de hoje.
No dia 30, dois dos pontos de maior relevância patrimonial do concelho irão receber iniciativas, ainda no âmbito das Comemorações desta importante data. Pelas 10h30, na Sala de Interpretação da Filigrana (Posto de Turismo), irá ser realizada uma Oficina de Doces Tradicionais ”Doce meu” e, no Castelo de Lanhoso, pelas 21h00, poderão ser observadas estrelas, uma iniciativa relacionada com astronomia, designada “Póvoa sob estrelas”.
A participação nestas duas iniciativas carece de inscrição, que deverá ser feita até 27 de Setembro, através do mail turismo@mun-planhoso.pt, ou através do 253 693 708.
Entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro, as entradas no Castelo de Lanhoso serão gratuitas.
Programa: