Caminhada com História dá a conhecer parte do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal
publicado a 14 de junho de 2024
Caminhada com História
Nos dias 8 e 9 de junho, realizou-se a Caminhada com História, que este ano teve como objetivo dar a conhecer parte do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal.
O traçado delineado, que tinha a extensão de aproximadamente 30 quilómetros, ligou os concelhos de Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso e transformou-se numa excelente oportunidade para os/as participantes conhecerem o vasto e riquíssimo património natural e edificado associado a este novo caminho jacobeu.
A parceria entre as Câmaras Municipais destes três concelhos juntou mais de 60 participantes que iniciaram a caminhada na zona de Banhos de S. Nicolau, em Cabeceiras de Basto.
Depois de assistiram à recriação da lavagem da lã pelas Mulheres de Bucos, os/as caminheiros/as entraram no território de Vieira do Minho, na freguesia de Rossas e continuaram pelo caminho medieval, passando de seguida para território povoense pela Ponte Mem Guterres (União de Freguesias de Esperança e Brunhais e Junta de Freguesia de Sobradelo da Goma).
Após pernoita nas instalações do Grupo Desportivo da Goma, os/as participantes da Caminhada com História rumaram ao Museu do Ouro, em Travassos, para depois continuarem a caminhada até ao centro da vila da Póvoa de Lanhoso, terminado a atividade no Centro Interpretativo Maria da Fonte.
No arranque da edição deste ano da Caminhada esteve o Vereador do Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Ricardo Alves.
Da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto estiveram presentes o Vice-presidente, Fernando Basto e a Vereadora do Turismo, Carla Lousada e, da Câmara Municipal de Vieira do Minho, a Vereadora do Turismo, Ana Ribeiro.