Na sequência de um projeto da Unidade Local de Saúde de Braga relacionado com um Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) em Saúde Mental, a população do concelho da Póvoa de Lanhoso beneficia, desde o passado 8 de julho, de consultas em Psicologia e Psiquiatria.
Nesse sentido, a Câmara Municipal promoveu a adaptação e renovação de alguns gabinetes, no Centro de Saúde, para criar condições adequadas para a realização destas consultas.
A curto prazo encontra-se também prevista a criação de um Gabinete de Saúde Oral que funcionará 35 horas por semana e preparam-se ainda Unidades de Recursos Assistenciais Partilhados que vão permitir colocar ao serviço da comunidade especialidades não médicas.
No âmbito do processo de transferência de competências na área da Saúde para o Município da Póvoa de Lanhoso, a Vice-presidente e Vereadora do da Saúde, Fátima Moreira, reuniu, no pretérito 19 de junho, com o Vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Braga, que integra as unidades funcionais da Póvoa de Lanhoso, Dr. Américo Afonso.
O principal objetivo deste encontro foi analisar o estado das competências transferidas para a Câmara Municipal.
A articulação interinstitucional próxima, regular e proficiente tem possibilitado o normal desenvolvimento de todos os procedimentos em termos de gestão de recursos humanos, assim como de resposta às diversas solicitações e necessidades.
Em termos financeiros, o ano de 2023 encerrou com saldo positivo, mas destaca-se o significativo investimento decorrente da substituição de equipamentos existentes no Posto de Transformação, que há muito se fazia notar como urgente.
Também no que concerne à manutenção do edificado, têm sido efetuadas diversas intervenções para a manutenção e até melhoria das condições físicas daquele espaço.
Há inda a registar a informação de que em breve as unidades de saúde do concelho vão poder contar com três novas viaturas elétricas para prestação de cuidados de saúde primários.