A Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL) pronunciou-se favoravelmente, por unanimidade, ao relatório de execução do Plano Municipal para a Igualdade de Género e de Oportunidades (PMIGO) 2023 – 2026, assim como ao respetivo relatório de avaliação.
A EIVL reuniu em sessão extraordinária no passado dia 26 de julho, nos Paços do Concelho, tendo a mesma sido conduzida pela Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Vereadora com o Pelouro da Promoção da Igualdade, Fátima Moreira. Da análise do relatório de execução do Plano Municipal para a Igualdade de Género e de Oportunidades resulta a constatação de uma boa taxa de execução no período de quatro meses a que corresponde (entre 31 de janeiro de 2023, data da sua aprovação em Reunião de Câmara, e 31 de maio de 2023).
Nesta reunião, ainda participaram, através de meios telemáticos, Ana Paixão e Pedro Rodrigues da Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social, a entidade avaliadora externa que produziu os referidos documentos, que serão ainda submetidos para apreciação da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso.
O processo de monitorização do PMIGO – 2023-2026 é da responsabilidade exclusiva da Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL).
Esta Equipa, constituída pelo Presidente da Câmara Municipal e pela Vereadora do Pelouro da Promoção da Igualdade, pela Conselheira Local Interna e pelo Conselheiro Local Externo, por elementos dos diversos serviços da Autarquia, por uma especialista da Universidade do Minho, pelo representante dos/as Presidentes de Junta e por representantes de diversas entidades de âmbito social e empresarial locais, deriva do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e Não discriminação, assinado a 5 de junho de 2019, entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e o Município da Póvoa de Lanhoso.
Já o Plano Municipal para a Igualdade de Género e de Oportunidades decorre do IGUALIDADES, projeto promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito da Tipologia de Operações 1.06 - Apoio técnico à elaboração e monitorização da execução e avaliação dos Planos para a Igualdade do POISE-Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, sendo a CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género o organismo intermédio.