No dia 20 de Abril, pelas 10h00, será inaugurada a exposição “25 de Abril em cartaz”, patente na Galeria de Exposições do Theatro Club. Esta iniciativa faz parte do programa da Semana da Leitura de 2023 e, estando agendada logo para o primeiro dia, constitui-se como uma excelente oferta cultural da Câmara Municipal, dada a proximidade da comemoração dos 49 anos da Revolução do Cravos.
Esta exposição documental resulta de uma iniciativa conjunta da autarquia e do Museu Nacional da Imprensa, que, além de inventariar e recuperar o património tipográfico e da imprensa, tem, também como missão promover atividades de dinamização cultural, como é o caso desta exposição, que vai estar disponível durante todo o mês de Maio.
Serão mais de 40 os trabalhos expostos, selecionados entre as centenas de cartazes que fazem parte do acervo do Museu Nacional da Imprensa, alusivos à Revolução dos Cravos. De entre os vários autores cujos trabalhos poderão ser apreciados, destacam-se Vieira da Silva, João Abel Manta e Vespereira, nomes sonantes do panorama artístico nacional.
Os trabalhos de alguns autores, verdadeiros ícones do “25 de Abril”, aludem à relação do Povo com o Movimento das Forças Armadas, o movimento militar de esquerda, responsável pela Revolução de 25 de Abril de 1974.
A mostra pode ser visitada de terça-feira a sexta-feira, entre as 9h30 e as 13h00, no período da manhã e, à tarde, entre as 14h30 e as 18h00. Nos dias de espetáculo, a exposição também poderá ser visitada, entre as 20h00 e as 24h00.