A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso inaugurou no passado dia de 10 junho uma exposição dedicada à “Emigração no Estado Novo” no Concelho da Póvoa de Lanhoso», integrada nas Comemorações dos 50 Anos do dia 25 de Abril de 1974.
Entre os anos de 1952 e 1974 foram instruídos pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no âmbito da Junta Nacional da Emigração, e na área do concelho, 4.198 Processos de Emigração onde se registam 5.679 pessoas. Nesta exposição, além de uma análise global dos totais concelhios de emigrantes, são consideradas individualmente cada uma das, à data, 29 freguesias (origem, idades, profissões, destinos…).
Além de um conjunto de 6 painéis, a exposição é acompanhada de um quiosque digital onde é possível aceder diretamente e visualizar os próprios processos, de cada uma das 29 freguesias, com as próprias fotografias dos nossos emigrantes.
É desde já possível visitar a Exposição, que está patente no Núcleo Documental do Centro Interpretativo Maria da Fonte (Largo António Lopes) até ao próximo dia 28 de junho nos horários de funcionamento dos serviços (9:00H – 13:00H e 14:15H – 18:00H), período após o qual iniciará ITINERÂNCIA pelas FREGUESIAS que demonstrem interesse em receber e patentear a exposição no respetivo território.