Foi inaugurada, no passado sábado, a exposição sobre Manuel Ramos Costa, em cerimónia que contou com presença do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, da Vereadora Fátima Moreira e dos Vereadores Paulo Gago e Ricardo Alves, bem como do Presidente da Assembleia Municipal, António Queirós.
Em representação da Federação Portuguesa de Teatro esteve o seu Presidente, Valdemar Mota e, da Fundação Inatel, esteve Rui Sérgio Mateus, Coordenador do Núcleo de Atividades Culturais.
Para participar nesta homenagem, a Contacto - Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, da qual Ramos Costa foi um dos fundadores, fez-se representar pelo seu Presidente, Miguel Duarte e por vários elementos que dela fazem parte.
O momento da abertura contou com uma performance de Tiago Guimarães, dos serviços da cultura do Município, que declamou alguns poemas do vasto repertório de Ramos Costa.
A Câmara Municipal decidiu celebrar, a título póstumo, este autor e ator tão marcante do teatro amador e figura maior desta arte, aproveitando a oportunidade tão adequada que foi a do primeiro espetáculo da XIX edição do Concurso Nacional de Teatro (CONTE) Ruy de Carvalho.
Com uma ligação muito estreita ao CONTE, Ramos Costa veio à Póvoa de Lanhoso, ao longo dos 19 anos em que se realizou este certame, em representação de várias companhias, tendo arrecadado grande número de galardões, que contribuíram para o extenso palmarés que alcançou ao longo da sua carreira.
Foram sete os prémios que conquistou na categoria de Melhor Encenação no Concurso Nacional de Teatro em representação de várias Companhias, sendo o encenador com mais distinções neste certame até à presente data.
A mostra, que vai estar patente na galeria de Exposições do Theatro Club inclui alguns objetos pessoais do artista, e pode ser apreciada até ao dia 2 de março, de terça a sexta-feira, entre as 9h30 e as 13h00 e as 14h30 e as 18h00 e, em dias de espetáculo, a partir das 21h00.
A abertura da exposição decorreu às 21h00, antecedendo a subida ao palco do primeiro dos 9 espetáculos a concurso, nesta edição do XIX Concurso Nacional de Teatro (CONTE) Ruy de Carvalho. A primeira peça a submeter-se à apreciação do júri foi “Hábitos de Bebida”, uma comédia apresentada pelo Grupo Gólgota Associação, de Santa Maria da Feira.
Nos próximos 4 fins-de-semana, nas noites de sexta-feira e sábado irão subir ao palco mais oito companhias de teatro, estando a cerimónia de encerramento marcada para dia 2 de Março, data em que serão conhecidos os/as vencedores/as desta edição.
O CONTE Ruy de Carvalho é promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro, em parceria com a Fundação INATEL.