Encontra-se a decorrer na Póvoa de Lanhoso mais uma edição da Feira do Livro, promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em conjunto com a rede de bibliotecas escolares.
A abertura aconteceu na manhã de 1 de abril, tendo contado com a visita de crianças e de jovens e também da vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca. O certame está aberto a toda a comunidade escolar, e público em geral que já têm visitado o evento até 7 de abril.
Para amanhã, 4 de abril, o programa prevê, a partir das 10h00, a Maratona da Leitura, pelas ruas da Vila da Póvoa de Lanhoso, em que alunos do agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso e do agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio irão declamar poesia, rimas e lengalengas.
Para sexta-feira, dia 5 de abril, o programa apresenta a entrega de prémios do Concurso Literário Escolar António Celestino, a partir das 21h00. Na abertura a Companhia 77 fará uma demonstração de ballet e para encerrar haverá um momento de animação "animações Palinhas".
Para sábado, dia 6 de abril, a proposta é a apresentação do livro “Memorial de São Gens de Calvos…Como um romance” da autoria de José Bento da Silva e com edição da União de Freguesias de Calvos e Frades. Na mesma oportunidade, irão atuar o Quinteto da Banda Musical de Calvos e a Companhia 77 com uma peça de teatro.
Domingo, dia 7 de abril, a proposta é a apresentação do livro “Contos de Março” com a presença dos autores. Esta publicação reúne textos de formandos do workshop de escrita criativa ministrado pelo escritor José Abílio Coelho no âmbito do programa do Prémio Literário António Celestino, que vai para a sua terceira edição.
Além de descontos, entre os 20% e os 70%, a Feira do Livro apresenta ainda atividades diversificadas de leitura, escrita, apresentação de livros, pintura, música, dança, pinturas faciais e teatro.
A Feira do Livro integra-se, como vem sendo habitual, na semana da leitura e apresenta um programa direcionado, em particular, para o público estudantil. O objetivo é chamar os mais jovens ao interesse leitura.