Cerca de 130 pessoas seniores participaram nos Fóruns Comunitários que a Autarquia da Póvoa de Lanhoso acolheu no âmbito do projeto da “Rede de Autarquias para a Igualdade”. O objetivo foi auscultar esta população, com vista a propor respostas concretas que promovam a Igualdade entre Mulheres e Homens.
Estes Fóruns foram dinamizados pela Associação Questão de Igualdade, a Organização Não Governamental, que convidou o Município Povoense para integrar a “Rede de Autarquias para a Igualdade”. Este é um projeto do EEAgrants, em que participam oito Municípios do país, com trabalho reconhecido e relevante em matéria de Igualdade.
Tendo sido abertos à comunidade, os três Fóruns Comunitários realizados na Póvoa de Lanhoso contaram com a participação da população sénior que frequenta os Centros de Convívio da rede municipal e a Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso. A Presidente da Associação Questão de Igualdade, Ana Paixão, conduziu os trabalhos das várias sessões, que decorreram no dia 11 de abril, no auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte. Nos diferentes momentos realizados na Póvoa de Lanhoso, verificou-se uma participação bastante interessante e interessada por parte das pessoas seniores, que expuseram as suas opiniões e partilharam as respetivas histórias de vida bem como as suas perceções sobre Igualdade.
Através dos Fóruns Comunitários, pretende-se realizar sessões públicas de auscultação da comunidade local, acerca das suas perceções e necessidades em matéria de Igualdade e Não Discriminação entre Mulheres e Homens e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal. Os conhecimentos obtidos com a dinamização destes Fóruns serão indicadores fundamentais para a criação de respostas concretas de promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens.