A segunda edição desta iniciativa já está no terreno desde o dia 19 de Fevereiro.
Nos primeiros dias decorreram na EPAVE, na Escola Secundária e na Escola Básica de Taíde três simulacros, que contaram com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e da Proteção Civil Municipal. Estas ações que pretendem sensibilizar todos/as para os comportamentos a adotar e os procedimentos a ter em conta em caso de incêndio, envolveram toda comunidade escolar, desde docentes, funcionários/as e alunos/as.
No dia 22, cerca de 70 alunos/as do Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas Gonçalo visitaram a sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC), onde foram recebidos pela Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e pelo Presidente da ANEPC, Duarte Costa.
A visita teve como principal objetivo dar a conhecer a estrutura, organização e funcionamento do Sistema Nacional de Proteção Civil e da ANEPC, com destaque para situações e comportamentos de risco – principais desafios para a Proteção Civil.
Às crianças do 1.º ciclo das Escolas Básicas de Taíde, do Cávado, Elvira Câmara Lopes, António Lopes e da Póvoa de Lanhoso foi apresentada a peça de teatro ‘A Proteção dos Protegidos’, da Associação Criativa “BI-DOM”, nos dias 22 e 23 de Fevereiro. O espetáculo teve como principal objetivo sensibilizar os/as alunos/as para riscos naturais, tais como sismos e tsunamis, inundações e cheias, incêndios em habitações, e como atuar nessas situações. A peça retrata a conversa entre três amigos que, enquanto leem os folhetos informativos da Proteção Civil que estavam no seu correio, debatem como atuar numa situação de catástrofe.
No dia 23, sexta-feira, o Fórum dos Bombeiros Voluntários foi palco da peça de teatro humorístico “Queima dos Queimados” que foi apresentada aos/às seniores dos Centros de Convívio da Rede Concelhia. A esta peça, destinada a um público adulto, assistiram perto de 100 utentes .
A segunda parte desta semana terá como grande destaque o Seminário “A Segurança Rodoviária e a Proteção Civil” que se realiza amanhã, dia 27 de fevereiro, e a exposição de meios, que terá lugar na Praça Eng.º Armando Rodrigues, no dia 1 de Março, para marcar o Dia da Proteção Civil e encerrar esta II semana Municipal da Proteção Civil.
Entre as várias ações programadas, destaca-se ainda um dia ações de sensibilização para Centros de Convívio de Sobradelo da Goma e Galegos, outro dia de atividades dedicadas ao Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas Gonçalo e, ainda, uma Reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso.