Destinando-se a beneficiários do Núcleo Local de Inserção, esta formação que teve início ontem, irá prolongar-se por 8 sessões. Para assinalar a primeira sessão, a Vereadora da Solidariedade Social, Fátima Moreira, esteve presente para dar as boas vindas aos/às participantes e reforçar a importância deste projeto, quer ao nível da aquisição de novas aprendizagens de culinária, quer da redução do desperdício com a sensibilização ambiental.
O Projeto COPA – Cozinha com Paixão, cujas sessões irão decorrer na EPAVE, pretende oferecer às famílias com acompanhamento social, formação de culinária saudável e a baixos custos, dando prioridade aos agregados familiares residentes no alto concelho. Este projeto foi já implementado no baixo concelho, pela “Em Diálogo” e devido ao interesse e importância do mesmo foi agora replicado, com base na ampla e proveitosa parceria com esta associação, também parceira do NLI, com o Município.
Na sessão de abertura, além da autarca com responsabilidades na área social, estiveram também presentes o Presidente da “Em Diálogo - a Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso”, António Lourenço, e a Diretora da EPAVE, Paula Antunes.
A formação está a cargo da nutricionista Andreia Vieira e pretende-se que, no final do COPA, os/as formandos tenham mais conhecimentos em alimentação saudável, que saibam cozinhar refeições saudáveis e a custos reduzidos e estejam alerta para a redução do desperdício alimentar, entre outras aprendizagens.
Passado um ano do momento em que o NLI foi apresentado publicamente, resultado da transferência de competências da Segurança Social para o Município, (na área social e processos administrativos de atribuição de apoios económicos eventuais), é notório um papel cada vez mais ativo no terreno. O NLI continua a dar respostas cumprindo as funções que o validam, sendo um suporte para as famílias, exemplo disso são os apoios a nível da Saúde Mental e do Apoio à Parentalidade.
Abrangendo todo o concelho, o NLI apresenta uma composição multidisciplinar na qual se integram um conjunto de instituições e serviços, assumindo-se como instância promotora e dinamizadora de respostas sociais, socorrendo-se do envolvimento das parcerias locais, como são, neste caso, a Em Diálogo e a EPAVE.