Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso aceita parceria com o projeto Harvest para dinamizar as Hortas Comunitárias
publicado a 23 de abril de 2024

A Póvoa de Lanhoso aceitou o desafio para participar no projeto “Harvest: Valorizar a Horta Familiar de forma a educar para um adieta mediterrânica e sustentável”. O convite foi lançado pela AEPL – Associação Empresarial da Póvoa de Lanhoso, da qual faz parte um associado que integra o referido projeto, que é a Deifil, uma empresa de biotecnologia vegetal povoense.

Assim, no âmbito desta parceria, a Deifil já procedeu à entrega de sementes e plântulas para semear e plantar em 10 talhões das Hortas Comunitárias localizadas na área do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos.
Estes 10 talhões são da “responsabilidade” das famílias e entidades que se candidataram e cuidam do talhão que lhe foi atribuído. Já houve, inclusive, formação acerca das temáticas de cultivo, como foi o caso da compostagem, colheita e conservação dos produtos, plano de sementeira/plantação e manutenção da Horta nas quatro estações.
Morangos, tomate coração de boi, tomate cereja, alho francês, acelgas e alfaces vão fazer parte, assim que a natureza permitir, das ementas destes agregados familiares enriquecendo a sua dieta.
Existem ainda talhões disponíveis para cedência, podendo candidatar-se agregados familiares ou instituições/entidades do concelho. Como exemplo de sucesso há a referir o Centro Social e Paroquial de Monsul que deve inspirar outras entidades a aceitar o desafio. A Câmara Municipal cede, gratuitamente, a particulares e entidades povoenses os talhões para cultivo e presta o apoio técnico e outro que seja necessário, como instrumentos ou o fornecimento de água.

O projeto Harvest quer potenciar e diferenciar os produtos da horta familiar, quer em meios rurais quer urbanos, utilizando práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção até ao consumidor final. Está ainda prevista a realização de um estudo junto dos/das agricultores/as do concelho, que prevê a disponibilização de plantas, sementes, informação técnica, cadernos de campo, formação, divulgação, entre outras ações e iniciativas de âmbito nacional.