No âmbito da comemoração da Semana Europeia da Mobilidade 2023, a Câmara Municipal vai assinalar esta edição no dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros (DESC).
Com o intuito de chamar a atenção para esta data e de alertar para a necessidade de reduzir ao mínimo a utilização de veículos particulares, está previsto o fecho de várias artérias do centro da vila ao trânsito automóvel entre as 09H00 e as 18H00.
Também, com o sentido de sensibilizar os mais jovens para esta temática, serão realizadas dinâmicas no Parque do Pontido, com alunos e alunas das escolas, em parceria com Associação Eventos Desportivos Tesouros do Ave - AETAD.
A campanha DESC surgiu na sequência de uma diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia.
Esta iniciativa, que foi lançada pela primeira vez em 2002 durante a Semana Verde, em Bruxelas, revestiu-se do apoio político e financeiro da Comissão europeia e é uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a Comissão Europeia.
Promover o debate alargado sobre a necessidade de mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, e, especificamente, no que concerne à utilização do automóvel particular; encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído, consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente, proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade; são os objetivos principais desta campanha que todos devemos observar tendo em conta a preservação do meio ambiente, que responsabilidade de todos.