A Autarquia da Póvoa de Lanhoso associa-se uma vez mais ao movimento global que assinala o Dia Municipal para a Igualdade (24 de outubro), com iniciativas que decorrem, este ano, entre 17 e 31 de outubro, sob o lema “Igualdade, Inclusão e Participação”.
Desta forma, são três as ações inscritas pela Autarquia Povoense na Agenda nacional, promovida pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, para celebrar esta data.
As atividades estão marcadas para 24 de outubro. A primeira, prevista para as 10h30, na Casa do Livro, diz respeito a uma ação direcionada para as crianças do pré-escolar com as quais, este ano, se desenvolverá o projeto “Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos”.
A segunda proposta, agendada para as 14h30, refere-se à entrega de certificados da ação de formação certificada em Igualdade de Género, direcionada a docentes e não docente da EPAVE – Escola Profissional do Alto Ave, EM.
A terceira iniciativa prende-se com a divulgação do concurso de fotografia “Para além do que os olhos veem”, direcionado a trabalhadores e trabalhadoras da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso bem como a utentes e trabalhadores e trabalhadoras das IPSS’s do concelho.
Desde 2010, o Dia Municipal para a Igualdade (24 de outubro) é uma iniciativa construída coletivamente e é celebrado por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português.
No plano estritamente local, a Póvoa de Lanhoso também assinala o seu Dia Municipal para a Igualdade a 23 de março, porque esta é a data apontada pelos historiadores como a do início da Revolta protagonizada por uma Mulher Povoense, a Maria da Fonte.