A Póvoa de Lanhoso prepara-se para celebrar mais um aniversário da Revolução dos Cravos. A sessão solene evocativa do 25 de Abril, iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, é um dos destaques das comemorações, numa altura em que se cumprem os 49 anos do Dia da Liberdade.
No dia principal, 25 de abril, as comemorações, da parte da manhã, realizam-se nos Paços do Concelho. Com início às 10h00, a cerimónia do Hastear da Bandeira, no exterior do edifício da Câmara Municipal, contará com a presença das autoridades locais e da Banda Musical de Calvos. Seguir-se-á, pelas 10h30, a sessão solene evocativa do 49º aniversário do 25 de Abril, já no salão nobre do edifício. Este momento resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Durante a tarde, as propostas irão distribuir-se pela Av. 25 de Abril e pelo Largo António Lopes. Assim, para as 15h00, está marcado um momento simbólico de evocação do Dia da Liberdade, junto ao momento ao 25 de Abril. A inauguração da Casa do Livro, no Largo António Lopes, está marcada para as 16h00, seguida por várias atividades de índole cultural, que irão conjugar teatro, música e poesia, e em que participarão alunos/as das oficinas de teatro, sendo esta excelente oportunidade de mostrarem os resultados do seu trabalho.
As comemorações do 25 de Abril, na Póvoa de Lanhoso, começam, no entanto, já no próximo sábado, dia 22 de abril, com atividades desportivas. A mega aula de hidroginástica, a partir das 12h30, na Piscina Coberta Municipal, e a II Milha da Liberdade, a partir das 16h00, na Avenida Veteranos de Guerra (Parque do Pontido), são os eventos marcados para esse dia. A prova de atletismo, que integra o Circuito Regional de Milhas da Associação de Atletismo de Braga, é organizada pela Autarquia Povoense, mas conta com o apoio da ADRC Gonçalo Sampaio e da Associação de Atletismo de Braga.