A Póvoa de Lanhoso vai ter uma pista de gelo (sintético), neste Natal. A novidade foi revelada pelo Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, na apresentação da programação que vai assinalar esta época festiva, em todo o concelho. “Vai ser uma experiência nova na Póvoa de Lanhoso. Espero que seja um sucesso e, se for um sucesso, é uma iniciativa que vem para ficar”, assegurou o autarca Povoense, convidando famílias, grupos, juntas de freguesia e instituições a experimentar esta atividade, no exterior dos Paços do Concelho.
Esta proposta faz parte de um programa diversificado, que tem elementos diferenciadores e que privilegia a qualidade em detrimento da quantidade, com o objetivo de proporcionar momentos felizes a Povoenses e visitantes.
Com oferta para as diferentes faixas etárias, contando com o envolvimento e participação de entidades locais, o programa continua a assentar em três iniciativas, que se complementam, para consolidar a Póvoa de Lanhoso como ponto de paragem obrigatório.
Centralizada na Praça Eng. Armando Rodrigues, a segunda edição do “Natal na Praça”, anima o coração da Vila de 9 de dezembro a 7 de janeiro; a 22ª edição de “Garfe, a Aldeia dos Presépios”, de 10 de dezembro a 7 de janeiro, é um convite à visita aos 22 presépios ao ar livre; e a VIII Feira de Natal do Baixo Concelho, que dá a conhecer a iguaria gastronómica “Roupa Velha”, de 15 a 17 de dezembro, são as propostas, que prometem fazer com que esta época continue a ser vivida com intensidade e tradição.
Os programas foram apresentados no dia 29 de novembro, nos Paços do Concelho. O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, esteve acompanhado do Vereador do Turismo, Eventos e Desenvolvimento Económico, Ricardo Alves. Presentes estiveram ainda o mentor dos Presépios, o padre Luís Fernandes, e o Presidente de Junta de Garfe, Paulo Ferreira, assim como o Presidente da Junta de Freguesia de Monsul, José Manuel Tinoco, para apresentarem os respetivos eventos.
Com estas três propostas, todo o concelho fica abrangido pela animação, quer a parte central, quer a parte mais próxima do Cávado, quer a parte mais próxima do Ave.
“Natal na Praça” privilegia gentes e entidades locais
Tal como no ano passado, o “Natal na Praça” irá decorrer num espaço coberto, em plena Praça Eng. Armando Rodrigues. Localizada bem no centro da Vila sede de concelho, este é um local de concentração natural de Povoenses e visitantes.
A abertura da iniciativa “Natal na Praça” está marcada para o dia 9 de dezembro, às 17h30, altura em que é ligada a iluminação de Natal, seguindo-se o concerto de Natal pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso (na Praça Eng. Armando Rodrigues). O encerramento está marcado para o dia 7 de janeiro, às 15h30, com o concerto de Ano Novo, pela Banda de Música dos Bombeiros Voluntários.
A oferta cultural e social prevista engloba música, teatro, dança e outros momentos, como uma palestra com Pedro Chagas Freitas, atividades lúdicas, insufláveis e face painting, animação de rua, desporto e animação com o Pai Natal. Algumas iniciativas decorrem na Casa do Livro, no Theatro Club e no exterior dos Paços do Concelho, como é o caso da pista de gelo.
Toda a iniciativa dá palco e realiza-se com a colaboração de diferentes instituições e entidades concelhias, como as Escolas, as Bandas de Música, os Centros de Convívio e as IPSS’s, os Ranchos Folclóricos, os Grupos Corais, e outras. Beneficiando de toda esta dinâmica, o comércio local poderá contar com o habitual sorteio, que visa incentivar às compras de Natal em estabelecimentos do concelho aderentes.