A sessão de terça-feira, 16 de Maio, de reunião de Câmara, decorreu na freguesia de Serzedelo, cumprindo-se, assim, mais uma da reunião descentralizada.
O ator nacional Ruy de Carvalho é uma figura indissociável do imaginário das gentes da Póvoa de Lanhoso, quer pela sua importante carreira no teatro, quer pela sua ligação ao concurso nacional de teatro amador, de que a Póvoa de Lanhoso é palco há 20 anos, e a quem deu o nome. Aproximando-se o momento em que esta figura incontornável do Teatro Nacional regressa à Póvoa de Lanhoso, o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, apresentou a proposta para que lhe fosse atribuída a honraria “Chaves da Vila da Póvoa de Lanhoso”. A entrega deste galardão foi bem acolhida pelo restante executivo, sendo aprovada por unanimidade, bem como os restantes pontos que faziam parte da ordem de trabalhos desta reunião.
As propostas de abertura de procedimento para contratualização de empréstimos de médio e longo prazo foram apresentadas e discutidas, cumprindo-se a formalidade que antecede o pedido às entidades bancárias locais para que se pronunciem, cumprindo os preceitos administrativos observados nestas ações.
Estes procedimentos advêm da autorização concedida pela Assembleia Municipal realizada em 22 de Dezembro de 2022, para a contração dos empréstimos. Assim, os valores em questão destinam-se ao financiamento de requalificações de arruamentos em todas as freguesias do Concelho, a fazer face às despesas com a 1.ª fase da ampliação da Rede de Saneamento do concelho e à realização de obras em diversas infraestruturas municipais, ascendendo o total dos mesmos a 1.877. 500,oo€.
Fazia também parte da agenda de trabalhos, o pedido de atribuição de um apoio financeiro ao Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Póvoa de Lanhoso, no montante de 6.468,00€. Este valor destina-se a fazer face às despesas relacionadas com a participação de 22 escuteiros do Núcleo da Póvoa de Lanhoso, no “25.º Jamboree Mundial”.