O programa da edição deste ano da “Póvoa em Festa” começa a cumprir-se já este fim-de-semana. No sábado, 13 de Julho, pelas 21h30, o Grupo Cénico Povoense apresenta, no Anfiteatro do Pontido, a peça de teatro “A Revolução da Maria da Fonte”.
Ao longo de seis semanas, serão diversas e abrangentes as iniciativas propostas. Esta Festa engloba música, dança, folclore, concertinas, teatro, magia, exposições, cinema…
Um dos pontos altos e diferenciadores deste cartaz será o espetáculo “As Bandas convidam Zé Amaro”. As duas bandas de música povoenses convidam este conhecido artista que tem ligações muito fortes à Póvoa de Lanhoso, para um concerto que vai decorrer no dia 1 de Agosto, no Anfiteatro do Pontido.
A Banda dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso (fundada em 1896) e a Banda Musical de Calvos (fundada em 1842), vão atuar em conjunto, pela 1.ª vez, em mais de 100 anos de existência destas associações tão identitárias do concelho.
Esta iniciativa, que faz parte do programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, será um espetáculo inédito onde Zé Amaro vai estar em palco com mais de 120 músicos, no qual serão tocados temas de Abril.
Outra noite que se antevê de grande glamour e espetacularidade é a que se destinou ao “Sentir Póvoa”. O tema da edição deste ano será o Castelo de Lanhoso, um dos ex-líbris do concelho que se pretende continuar a projetar na realidade turística, não só povoense, mas também, fora de portas.
Para o público infantil teremos “Magia” e a já conhecida Mari Pópó com novas histórias, no sítio do costume, o Parque do Pontido, aos domingos, pelas 11h00 horas.
O programa deste ano, apostado em oferecer à juventude povoense opções de diversão (e não só), mais apelativas, inclui vários momentos como é o caso da Festa da Espuma, a Noite Jovem e a Summer Fest e o Mercado do Empreendedorismo Jovem.
A Noite Jovem, marcada para o dia 10 de Agosto, arranca pelas 22h00 na Praça Eng.º Armando Rodrigues com Palenta, a quem se seguirá Luís Cruz, mas, sem dúvida a maior atração é Diego Miranda, considerado um dos melhores DJs/Produtores do mundo. Este artista ocupa atualmente a 54ª posição do ranking mundial e já atuou em alguns dos maiores festivais de música eletrônica do mundo.
A Summer Fest, no dia 17, abre com Domingues e mais tarde atua LEO 2745. Depois do “aquecimento” feito com estes nomes sonantes do panorama musical, Pete Tha Zouk, um dos artistas mais populares, fará estremecer a plateia …
Os concertos de taças tibetanas que vão decorrer nos domingos, 14, 21 de julho e 4 e 11 de agosto, às 10h00, vão oferecer momentos de relaxamento, proporcionando sensações de calma e bem-estar. A Câmara Municipal apresenta esta novidade, na envolvente do Carvalho de Calvos, para quem procurar um registo diferente, mas quem gostar de atividade física terá as sessões do Pontido Desportivo, todos os sábados, entre as 10h00 e as 11h00 ou as caminhadas noturnas, nos dias 19 de Julho e 23 de Agosto.
Ainda para os apreciadores do desporto teremos as apresentações das equipas das diferentes modalidades do Sport Club Maria da Fonte.
O folclore é uma oferta incontornável no cartaz e, além das várias noites em que se irão apresentar os Ranchos Folclóricos do concelho, irá decorrer o XXVII Festival Professor Gonçalo Sampaio, nos dias 14 e 15 de Agosto. Fazendo jus às raízes e tradições povoenses, teremos também a atuação de vários grupos de música popular e de cavaquinhos.
O teatro, com a subida ao palco da “Revolta da Maria da Fonte”, a “Perspetiva”, das oficinas de teatro e com o “Regresso da Dona Emília” e a dança, com a audição da Goldart Academy e os “20 anos de Diamonds Dance”, serão iniciativas por todos/as já aguardadas.
Depois de 27 edições já cumpridas, este ano vai realizar-se também a exposição aberta de Artes Plásticas, na Galeria do Theatro Club. No dia 5 de Agosto, data marcada para esta inauguração, será apresentado o programa das comemorações dos 120 anos do Theatro Club.
A cultura, estreitamente abraçada por este cartaz, far-se-á presente, também, nas iniciativas que constam do programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Além do espetáculo das Bandas, terá lugar um ciclo de cinema, cuja primeira sessão será a antestreia do documentário “Memórias de Abril”, no dia 27 de Julho, pelas 21h30, nos Paços do Concelho.
Também este ano a realização da Festa Animal pretende trazer para a rua os/as amigos/as dos animais, com animação e palestras relativas a esta temática.
Haverá ainda um dia dedicado à Rádio Terras de Lanhoso que comemora este ano o seu 5.º aniversário, com atividades na Praça Eng.º Armando Rodrigues, à tarde, entre as 14h00 e as 18h00 e à noite, entre as 21h00 e as 24h00.
Música e concertos, folclore e festivais, teatro, dança, exposições, documentários, cinema, feiras, caminhadas e desporto… um sem número de opções para todas as idades e gostos, é o que oferece o cartaz de edição de 2024 do “Póvoa em Festa”.
Apostando na diversidade da oferta e na abrangência de toda a comunidade, emigrantes, turistas e forasteiros que nos visitam, este programa pretende valorizar tudo aquilo que é genuinamente povoense, raízes e tradições, artistas, grupos, bandas, ranchos folclóricos… Que sejam dias de alegria e animação, é a mensagem que fica no ar.