Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Projeto do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal vai ser apresentado publicamente
publicado a 15 de maio de 2024

Na próxima sexta-feira, dia 17 de maio, no Theatro Club, pelas 21h30, será apresentado publicamente o projeto Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal.

A este momento seguir-se-á a apresentação do livro “282 O último caminho será sempre o primeiro”, de Luís Ferreira. Este autor é considerado um dos melhores autores portugueses que escreve sobre as suas peregrinações a Santiago de Compostela.

A criação do Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal é um projeto liderado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que une os outros 11 Municípios por onde o trajeto deste Caminho está delineado.

Em cerimónia que decorreu no passado dia 20 de Março, os Presidentes da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro; de Vieira do Minho, António Cardoso; de Vila Flor, Pedro Lima; de Murça, Mário Artur Lopes; de Alijó, José Rodrigues Paredes; e ainda representantes dos Municípios de Braga, Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Alijó, Murça, Mirandela, Vila Flor, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago formalizaram o Protocolo para a criação deste Caminho.

Este novo Caminho de Santiago terá uma extensão aproximada de 230 quilómetros e vai ligar os concelhos do Minho e de Trás-os-Montes, tendo sido o itinerário privilegiado das populações destas regiões e o utilizado pela Comitiva de Leon de Rosmithal.

Através deste novo produto turístico e cultural, pretende-se contribuir para o desenvolvimento económico dos territórios abrangidos pelo Caminho, que atravessa toda a região Norte e, tal como o Presidente da autarquia povoense, Frederico Castro, sublinhou na referida sessão “este é o primeiro Caminho de Santiago e é para nós uma referência que é decisiva também para a estratégia turística que temos para a promoção do nosso território”.

As atividades estão agendadas para a noite de sexta-feira na principal sala de visitas povoense e contam com o apoio do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso e da Universidade Sénior do Rotary da Póvoa de Lanhoso.