Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Projeto “Póvoa Dança” proporciona aulas de dança para pessoas portadoras de deficiência
publicado a 9 de janeiro de 2024

Abrangendo um universo de 52 utentes da Casa de Trabalho, da Assis e da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais de Distrito de Braga (AADVDB) começaram as aulas de dança inclusivas, prevendo-se, no entanto, que este número venha a aumentar.

Destinando-se especificamente a este público, as aulas de dança vão decorrer em cada uma das instituições e serão promovidas pelo Projeto Póvoa Dança do serviço de Cultura do Município da Póvoa de Lanhoso através de uma parceria com a Companhia 77.

Estando já calendarizadas para todo o ano, e com uma cadência semanal, à exceção das férias, todas as semanas haverá um dia com um momento para dançar!

As danças inclusivas têm como objetivo principal promover a participação de todas as pessoas, independentemente das suas habilidades físicas, cognitivas ou emocionais, garantindo que todos/as possam participar plenamente.

Permitem ainda celebrar a diversidade e a individualidade de cada um/uma, respeitando as diferenças e promovendo a inclusão de todos/as, criando oportunidades para se expressarem através desta forma de arte, promovendo o seu bem-estar físico e emocional e aumentando a sua autoconfiança.

Os/as utentes da Casa de Trabalho, da Assis e da AADVDB irão participar em várias atividades previstas para este ano, nomeadamente no Dia Mundial da Dança e nas Marchas Populares, à semelhança da apresentação da atividade “Pinta Sorrisos” que teve lugar, recentemente, no âmbito da XIII SMIND (Semana para a Igualdade e Não Discriminação) na qual revelaram muito entusiasmo e alegria contagiante.

Esta é mais uma aposta da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso na construção de um concelho cada vez mais inclusivo  no seguimento de outras  iniciativas como as “Férias Ativas Inclusivas” ou a “Rota dos Monumentos Inclusivos” recentemente apresentada.