Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Mês Internacional da Prevenção Contra os Maus Tratos na Infância assinalado em conjunto com a comunidade
publicado a 19 de abril de 2023

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ ) da Póvoa de Lanhoso assinala o Mês Internacional da Prevenção Contra os Maus Tratos na Infância, campanha que decorre durante o mês de Abril, a nível nacional.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso associou-se à CPCJ, querendo, como entidade com responsabilidades acrescidas também relativamente a esta temática, contribuir para a consciencialização da comunidade em geral no sentido de repudiar atitudes e comportamentos nefastos.

As várias iniciativas previstas foram pensadas em conjunto, numa tentativa de mobilizar todos os parceiros, enfatizando, assim, o alerta à nossa comunidade, sensibilizando-a para a defesa das crianças e jovens contra os maus tratos. Foi, ainda, lançado o repto a todos os parceiros que integram a CPCJ, em particular, mas também junto da comunidade escolar, para que adiram a esta causa.

De entre as várias ações previstas está a iluminação a azul do edifício dos Paços do Concelho, em conformidade com a solicitação da Comissão Nacional e a colocação de tarjas alusivas ao tema na fachada deste edifício, do Centro de Saúde e do Campo de Jogos Municipal. Para o Espaço Jovem está prevista, para o dia 19 de Abril, para as 14h30, a realização de uma sessão informativa e de sensibilização, dinamizada pela GNR, a propósito dos fenómenos associados ao bullying.

Em diferentes instituições do concelho com representação na CPCJ serão colocados Laços Azuis, símbolo do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

A equipa arciprestal irá abordar este tema junto das crianças, nas sessões de catequese, distribuindo também folhetos informativos e marcadores de livros alusivo a este assunto.

Para marcar o encerramento deste conjunto de atividades será realizado o Laço Humano, este ano, marcado para a Praça Eng.º Armando Rodrigues, no dia 28 de Abril, às 10h30.

Abraçar as várias iniciativas propostas, participando, é contribuir para que o lema desta campanha nacional “Serei o que me deres – que seja amor…” chegue mais longe e talvez possa mudar, para melhor, a vida de alguma criança ou jovem.

As comissões de proteção de crianças e jovens são instituições que visam promover os direitos das crianças e jovens e prevenir ou pôr termo a situações lhes sejam prejudiciais. Por isso, se tiver conhecimento de quaisquer abusos, pode e deve fazer a denúncia dos mesmos através dos telefones 253 738 600 ou 961 687657.