Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

“As Famílias no Séc. XXI – Desafios e Respostas” foi tema de workshop
publicado a 19 de junho de 2019

O conceito de família na atualidade e os desafios com que os vários tipos de família se deparam deram o mote para a dinamização do workshop “As Famílias no Séc. XXI – Desafios e Respostas”, que decorreu, no Theatro Club, contando a plateia com a presença de pais, mães professores e professoras e profissionais de saúde.

A Vice – Presidente e Vereadora do Pelouro da Educação, Gabriela Fonseca, responsável pela Educação para a Parentalidade Positiva, que moderou o evento, destacou a importância e centralidade da família e dos pais e das mães em particular na educação e desenvolvimento das crianças, o que justifica a aposta das respostas direcionadas para estes agentes educativos, bem como a recente criação pela Autarquia do Gabinete da Parentalidade, para uma resposta mais específica e direcionada aos pais e ás mães e ao apoio ao exercício de uma Parentalidade Positiva.

A comemoração do Dia Internacional da Família e a proximidade com o Dia da Criança enquadraram este workshop de discussão, em que o painel de oradores e de oradoras apresentou um retrato das principais problemáticas que afetam as famílias e as crianças e jovens que as integram, bem como respostas a diferentes níveis, de âmbito nacional e internacional, que localmente virão a ser implementados, no âmbito do Gabinete da Parentalidade da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Lanhoso.

Assim, foi apresentado o programa “Caminhar em Família”, que visa promover competências parentais junto de famílias a quem foi aplicada medida de promoção e proteção, que ditou o acolhimento residencial de crianças ou jovens, bem como visa promover as necessárias competências para a desejável reunificação familiar. Desenvolvido em Espanha e em Portugal, este programa inovador que fomenta igualmente o envolvimento das crianças e jovens na intervenção, encontra-se a ser desenvolvido no nosso país pela docente e investigadora do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Ana Almeida, que juntamente com a colaboradora Vânia Gonçalves, apresentaram a experiência de implementação do “Caminhar em Família” previamente desenvolvida nos concelhos de Barcelos e Braga.

A Mediação Familiar e as suas potencialidades na resolução positiva, participada e colaborativa de conflitos no seio da família foram apresentadas pela investigadora no Centro de Investigação em estudos da Criança da Universidade do Minho e deputada na Assembleia da República, Laura Magalhães, como mais um possível recurso para as famílias disponível localmente.

A Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Póvoa de Lanhoso, Maria José Lourenço, salientou a colaboração da Comissão com os vários intervenientes e programas locais, vertida no programa “Tecer a Prevenção”, destacando as ações no âmbito da prevenção que integram o eixo da Intervenção Familiar. Paralelamente, e atendendo à crescente representatividade que a exposição das crianças e jovens aos conflitos no seio familiar assumem no panorama local das sinalizações à Comissão de proteção de Crianças e Jovens, destacou ainda a pertinência de uma intervenção centrada na minimização do risco destas crianças e jovens. Assim, apresentou a adesão da Comissão ao Projeto Adélia, promovido pela CNPDPCJ - Comissão Nacional que tutela as CPCJ’s, e mais especificamente, ao programa de competências parentais que tem como principal foco as crianças no meio do conflito.

Este workshop realizou-se no dia 30 de maio de 2019.