Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

As histórias vão às escolas do 1.º Ciclo e do Ensino Pré-escolar!
publicado a 16 de fevereiro de 2023

Os Serviços Educativos da Câmara Municipal começaram já o seu périplo pelas escolas do 1.º ciclo, para contar histórias a todos/as alunos/nas.

Estas visitas são efetuadas a todos os estabelecimentos de ensino dos dois agrupamentos de escolas, abrangendo um total de 700 alunos e alunas e as histórias escolhidas fazem parte do Plano Nacional de Leitura (PNL).

Sendo uma atividade que se apresenta como mais um recurso educativo, decorre em estreita articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas, respeitando o programa educativo.

A história “Corre, corre, cabacinha” de Alice Vieira, foi a primeira e foi contada aos alunos do 1.º ano, à qual se seguiu “A Menina Gotinha de Água”, de Papiniano Carlos, destinada às turmas de 2.º ano. Para os meses de março e maio, está prevista a encenação das histórias “O Senhor do seu nariz” de Álvaro Magalhães e “A maior flor do mundo” de José Saramago, para os alunos dos 3.º e 4.º anos, respetivamente.

Às crianças do ensino pré-escolar será também contada uma história, cuja calendarização está prevista para Junho, deslocando-se, igualmente, os serviços a todos os Jardins de Infância. A obra escolhida, que também faz parte do PNL, conta a história de uma escola, dos meninos e da professora que começaram a amar uma árvore frágil, a única do pátio… que foi cuidada com carinho e, mais tarde, descobriam que era única no mundo! Será um modo diferente de ensinar a todos a importância do respeito pelo ambiente.

Contar histórias a crianças é sempre um desafio prazeroso, e é assim que os serviços educativos da Câmara Municipal abraçam esta tarefa!

Até ao final do ano letivo, estão ainda previstas outras atividades, como o Teatro de Fantoches que decorrerá no Centro Interpretativo Maria da Fonte, para os alunos do 3.º ano e as Visitas ao Castelo de Lanhoso, para os alunos do 4.º ano.

O pelouro da Educação quer ver ampliada a sua abrangência e para tal propõe diversas iniciativas, num processo que quer alicerçar e contribuir para a função educativa.

Assim, estas são algumas das ações específicas dirigidas aos públicos escolares com o objetivo de estimular a criatividade, literacia e conhecimento.