Programa Cidades Educadoras
O Município da Póvoa de Lanhoso aderiu ao programa Cidades Educadoras em 2016.
O que é uma Cidade Educadora?
Uma Cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes. Na Cidade Educadora, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.
As Cidades Educadoras tiveram início, como movimento, em 1990, quando do I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, celebrado em Barcelona, onde um grupo de cidades representadas pelos respetivos órgãos de poder concluíram ser útil trabalhar em conjunto projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.
Posteriormente, em 1994, este movimento formalizou-se como Associação Internacional, oficialmente criada no terceiro congresso das Cidades Educadoras, o qual decorreu em Bolonha, Itália.
Hoje mais do que nunca as cidades, grandes ou pequenas, dispõem de inúmeras possibilidades educadoras, mas podem ser igualmente sujeitas a forças e inércias deseducadoras. De uma maneira ou de outra, a cidade oferece importantes elementos para uma formação integral: é um sistema complexo e ao mesmo tempo um agente educativo permanente, plural e poliédrico, capaz de contrariar os fatores deseducativos.
A cidade educadora tem personalidade própria, integrada no país onde se situa é, por consequência, interdependente da do território do qual faz parte. É igualmente uma cidade que se relaciona com o seu meio envolvente, outros centros urbanos do seu território e cidades de outros países. O seu objetivo permanente será o de aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida dos seus habitantes.
A cidade educadora deve exercer e desenvolver esta função paralelamente às suas funções tradicionais (económica, social, política de prestação de serviços), tendo em vista a formação, promoção e o desenvolvimento de todos os seus habitantes. Deve ocupar-se prioritariamente com as crianças e jovens, mas com a vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades, numa formação ao longo da vida.
As cidades educadoras, com as suas instituições educativas formais, as suas intervenções não formais (de uma intencionalidade educadora para além da educação formal) e informais (não intencionais ou planificadas), deverão colaborar, bilateral ou multilateralmente, tornando realidade a troca de experiências. Com espírito de cooperação, apoiarão mutuamente os projetos de estudo e investimento, seja sob a forma de colaboração direta ou em colaboração com organismos internacionais.
A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras é constituída por todos os municípios portugueses que são membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras – AICE, e tem como objetivo promover os princípios da Carta das Cidades Educadoras, no âmbito dos municípios, bem como fomentar o debate/reflexão das atividades que emanem no desenvolvimento dos “princípios” a nível de cada município e no todo nacional. Pretende-se que os municípios associados incorporem e articulem as suas intervenções transversalmente a nível municipal, nacional e internacional, de acordo com os princípios da Carta das Cidades Educadoras que subscreveram. Visa ainda a participação/criação em redes temáticas de âmbito Nacional e Internacional.
Objetivos
- Incorporação dos “Princípios da Carta das Cidades Educadoras” nas organizações, práticas e políticas municipais;- Fomentar e desenvolver o trabalho em rede (nacional/internacional), através de: Encontros anuais; debates; produção de informação/documentação com base na pesquisa e partilha de informação;
- Participação e divulgação das Atividades da AICE;
- Disseminação dos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras;
- Apoio à promoção e divulgação de novas práticas locais à escala nacional e internacional.
Atividades
- Encontros Nacionais da rede, dois por ano, como espaços de formação, de partilha de boas práticas e de debate sobre o funcionamento da Rede. Nestes encontros participam Autarcas, Técnicos e outras Entidades convidadas, estas, na condição de observadoras. Nos intervalos dos Encontros Nacionais poderão ter lugar Encontros Temáticos, com periocidade e temática a ser definida pela Comissão de Coordenação;
- Congressos Nacionais, de dois em dois anos, alternando com a realização dos Congressos Internacionais da AICE, que promovem o debate concetual, intercâmbio de ideias e boas práticas de trabalho entre as Cidades da Rede Territorial Portuguesa;
- Participação em Congressos Internacionais, através de apresentação, por diversos municípios, de comunicações e experiências/boas práticas em painéis temáticos e/ou espaço poster, bem como representação espacial do trabalho desta rede (stand modular) com divulgação de publicações;
- Redes Temáticas/Grupos Temáticos, segundo temas específicos de interesse para o trabalho dos municípios educadores, propostos pela Comissão de Coordenação ou por outros municípios da Rede Territorial Portuguesa;
- Apoio a novas adesões, de entre outras modalidades, pelo envio, de documentação e informação diversa para os diferentes serviços, entidades e municípios do país e países lusófonos;
- Divulgação dos trabalhos da Rede e da AICE: Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras, com sede em Barcelona, que contém documentos e experiências educadoras desenvolvidas por cada município da AICE; Boletim da Rede Territorial Portuguesa, veículo de reflexão sobre questões da urbe educadora, difusão e partilha de boas práticas e eventos dos municípios e ainda espaço de informação da Comissão de Coordenação e AICE;
- Portal da Rede Portuguesa –www.edcities.org– link Portugal.
“A Cidade Educadora deve ocupar-se prioritariamente com as crianças e jovens, mas com a vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades, numa formação ao longo da vida”