Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso adapta projetos educativos a terreno virtual
publicado a 10 de maio de 2020

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através da Divisão de Educação, tem procurado adaptar as suas atividades e projetos de forma a melhor corresponder às crianças e suas famílias, convertendo a sua atuação para, apesar das contingências, se mantenha no terreno – leia-se, terreno virtual.

Procura-se, assim, manter a relação de maior proximidade possível com a sua população, no sentido de poder constituir uma mais-valia no apoio às crianças, aos jovens e também aos pais e às mães, ajustando agora a atuação às necessidades e condições que toda esta conjuntura pandémica implica.

Como se sabe, a pandemia de COVID19 exige o cumprimento rigoroso de medidas de isolamento físico para conter a propagação do vírus. Estas medidas têm inúmeras consequências na vida dos cidadãos e das cidadãs e obrigam a alterações substanciais nos contextos de educação escolar e familiar, afetando as rotinas quotidianas de encarregados/as de educação, alunos/as, professores/as e psicólogos/as com intervenção em contexto escolar.

 

Equipa Multidisciplinar dá continuidade ao PEP-CJ

A Equipa Multidisciplinar, que surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), promove atualmente a continuidade das atividades do Programa de Competências de Vida para Crianças e Jovens (PEP-CJ), com a turma do 5º ano da Escola Básica Integrada do Ave, desenvolvendo assim atividades com regularidade semanal, que visam o reforço das competências socio-emocionais anteriormente treinadas com os alunos e com as alunas, bem como a sugestão de atividades complementares de caráter prático e também de natureza lúdica, como meio privilegiado de apoiar os e as apoiar na gestão do stress, considerando os desafios inerentes ao confinamento, ao trabalho escolar e no ensino à distância que acarretam níveis de ansiedade naturalmente mais elevados.

Neste sentido, as atividades propostas no âmbito do PEP-CJ, não assumindo um caráter obrigatório, são articuladas com o órgão de gestão escolar e com o diretor de turma e, por via deste, com os encarregados e com as encarregadas de educação, de forma a garantir o acesso das mesmas junto da população escolar desta turma.