Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Divulgadas as nomeações do Concurso Nacional de Teatro da Póvoa de Lanhoso
publicado a 3 de março de 2020

Já são conhecidos/as os nomeados e as nomeadas para os prémios no âmbito do Concurso Nacional de Teatro (CONTE) da Póvoa de Lanhoso.

No próximo sábado, 7 de março, realiza-se, no Theatro Club, a Gala de Encerramento e a cerimónia da entrega de prémios.

Na sua XVI edição, o Concurso Nacional de Teatro é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA).

De 1 a 29 de fevereiro de 2020, nove companhias de todo o país subiram ao palco do Theatro Club com outras tantas produções.

Para o  Prémio Ruy de Carvalho – Melhor Produção estão nomeadas as peças: “O Corcunda de NotreDame” apresentada pelo GATEM – Grupo de Animação Teatral – Espelho Mágico; “A Importância de ser Ernesto” apresentada pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta; e “Pão Nosso” apresentada pelo Teatro de Balugas.

Para o prémio de Melhor Encenação estão nomeados Miguel Assis em “O Corcunda de NotreDame” apresentado pelo GATEM – Grupo de Animação Teatral – Espelho Mágico; Laura Avelar Ferreira em “A Importância de ser Ernesto” apresentado pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta; e Cândido Sobreiro em “Pão Nosso” apresentado pelo Teatro de Balugas.

Nomeados para o prémio de Melhor Desenho de Luz – Prémio “Orlando Worm” estão Rui Ferreira em “O Futuro está nos Ovos” apresentado pela Academia de Teatro Tin.Bra; João Pereira em “A Importância de ser Ernesto” apresentado pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta; e Matilde Esteves e Tiago Martins em “Pão Nosso” apresentado pelo Teatro de Balugas.

Quanto ao Melhor Ambiente Sonoro estão nomeados Maíra Ribeiro em “O Futuro Está nos Ovos” apresentado pela Academia de Teatro Tin.Bra; António Carlos Coimbra em “O Corcunda de NotreDame” apresentado pelo GATEM – Grupo de Animação Teatral – Espelho Mágico; e Matilde Esteves e Tiago Martins em “Pão Nosso” apresentado pelo Teatro de Balugas.

Para o prémio de Melhor Cenografia – Prémio “João Barros” estão nomeados Céu Campos em “O Corcunda de NotreDame” apresentado pelo GATEM – Grupo de Animação Teatral – Espelho Mágico; Felipe Silva em “Rapunzel –Uma Aventura Musical” apresentado pelo  Grupo Teatro Renascer; e Aurélio Magalhães e Nuno Sobreiro em ”Pão Nosso” apresentado pelo Teatro de Balugas.

Nomeações para Melhor Guarda-Roupa são as seguintes: Maíra Ribeiro em “O Futuro está nos Ovos” apresentado pela Academia de Teatro Tin.Bra; Céu Campos em “O Corcunda de NotreDame” apresentado pelo GATEM – Grupo de Animação Teatral – Espelho Mágico; e Diana Gonçalves em “Pão Nosso” apresentado pelo Teatro de Balugas.

Quanto ao prémio de Melhor Interpretação Principal Feminina as nomeadas são Rita Silva em “O Futuro está nos Ovos” apresentado pela Academia de Teatro Tin.Bra; Diana Gonçalves pela prestação em “Pão Nosso” apresentado pelo Teatro de Balugas; e Mariana Mateus Lopes em "Strip Poker" apresentado pelo TIL – Teatro Independente de Loures.

Nomeadas para a Melhor Interpretação Secundária Feminina estão Carla Gomes  em “Romeu e Julieta” apresentado pela ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa; Céu Campos em “O Corcunda de NotreDame” apresentado pelo  GATEM – Grupo de Animação Teatral – Espelho Mágico; e Ana Paula Vieira em “Morte e Vida Severina” apresentado por Os Plebeus Avintenses.

Quanto à  Melhor Interpretação Principal Masculina estão nomeados Hélio Rebelo em “A Importância de ser Ernesto” apresentado pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta; Rui Tavares em “Rapunzel – Uma Aventura Musical” apresentado pelo  Grupo Teatro Renascer; e Cândido Sobreiro em “Pão Nosso” apresentado pelo Teatro de Balugas.

Para a Melhor Interpretação Secundária Masculina estão nomeados Rui Madureira em “Romeu e Julieta” apresentado pela ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa; Cláudio Pinela em “O Corcunda de NotreDame” apresentado pelo GATEM – Grupo de Animação Teatral – Espelho Mágico; e Emílio Cruz em “A Importância de ser Ernesto”  apresentado pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta.

A estes juntam-se o Júri Popular – Prémio Maria da Fonte e o Prémio Prestígio Personalidade. Tudo a postos, portanto, para que a Gala de Encerramento seja de consagração e de festa, na Póvoa de Lanhoso.