Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Empresas da Póvoa de Lanhoso premiadas
publicado a 14 de março de 2023

Ao Diverlanhoso Adventure Park da Póvoa de Lanhoso foi atribuído a distinção de “Best Adventure Sports Holiday Provider” (melhor fornecedor de desportos de aventura).
É o segundo ano consecutivo que a publicação Lux Life, especializada em temas como viagens, bem-estar, negócios e tecnologia e que, a nível mundial, destaca serviços e produtos exclusivos e inovadores, atribui à Diverlanhoso uma distinção.

Esta excelente avaliação coloca a Diverlanhoso no topo da listagem dos parques de desportos de aventura de todo o mundo, contribuindo para a divulgação do concelho e potenciando a Póvoa de Lanhoso além-fronteiras como um destino turístico de eleição, que “oferece”, também, a Maria da Fonte, a Filigrana e o Castelo de Lanhoso.

Localizada em Oliveira, da União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira, a DiverLanhoso é já conhecido por ser o maior parque da Península Ibérica, ocupando 170 hectares de floresta e disponibilizando mais de 50 atividades de aventura, designadamente bungee jumping, slide, escalada, paintball, canyoning, rafting ou escape rooms.

 

Também a PLAKO foi vencedora do Prémio de Inovação Turismo do Minho, na categoria de Novas Ideias atribuído, anualmente, aos melhores projetos inovadores ligados ao turismo. Este concurso, organizado pelas CIM's do Cávado, Ave e Alto Minho está inserido no projeto “PA10. Inovação, Qualificação e Empreendedorismo”, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Provere – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (Estratégias de Eficiência Coletiva – Provere)” e vem potenciar o desenvolvimento turístico da região do Minho.

A ideia vencedora “Hortas do Minho”, apresentada pela PLAKO, que é uma empresa de desenvolvimento de soluções de software, consiste no aluguer de talhões de terra para cultivo de hortas biológicas que irão produzir alimentos para ser enviados para qualquer parte do mundo. Associam-se, assim, as tecnologias de informação e internet, com o objetivo de encurtar distâncias, neste caso entre o cliente e a sua horta, através de software web e câmaras de vídeo direcionais.

Este conceito vem complementar outras ofertas turísticas já disponibilizadas pela PLAKO, tais como as visitas guiadas ao Espaço Utopia, ao viveiro da Amu.Bio, que são marcas existentes no grupo; e o aluguer da cozinha para showcookings e almoços/jantares em grupo.

A ideia, resultado da preocupação com questões ambientais e de sustentabilidade, é também uma aposta direcionada para o turismo, pois pretende atrair grupos de amigos ou familiares, aproximando as pessoas da natureza.