Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Executivo Municipal da Póvoa de Lanhoso já decidiu a distribuição de Pelouros
publicado a 25 de outubro de 2021

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, já informou sobre a distribuição de Pelouros para o mandato autárquico de 2021 a 2025, em sede de reunião de Câmara.

Assim, o Presidente da Câmara Municipal fica diretamente responsável por Pelouros como Representação; Administrativo e Financeiro; Património; Contratação Pública; Recursos Humanos; Planeamento Estratégico; e Obras Municipais. Frederico Castro chama a si ainda a tutela de Relações Institucionais e Cooperação, Relação com o Munícipe e Freguesias.

De entre outras considerações, o autarca Povoense desejou a todos os Vereadores, do Executivo e da Oposição, “um bom trabalho e uma cooperação institucional que tenha sempre como objetivo último o bem-estar da Póvoa de Lanhoso”.

O Executivo liderado por Frederico Castro, eleito pelo PS, conta ainda com três Vereadores a tempo inteiro: Fátima Moreira, Paulo Gago e Ricardo Alves.

A vice-Presidência fica entregue à Vereadora Fátima Moreira, igualmente responsável pelos seguintes Pelouros: Educação e Conhecimento; Solidariedade Social e Associativismo Social; Seniores; Famílias; Saúde Pública; Promoção da Igualdade; e Cultura e Associativismo Cultural.

O Vereador Paulo Gago tem a seu cargo nove Pelouros: Ordenamento do território; Urbanismo; Assuntos Jurídicos, Contencioso e Fiscalização; Sociedade de Informação; Auditoria e Gestão de Qualidade; Mobilidade, Segurança, Trânsito e Toponímia; Ambiente, Higiene Pública e Espaços Verdes; Gestão, Conservação e Manutenção do Espaço Público; e Defesa Animal e Associativismo nesta área.

O Vereador Ricardo Alves recebe os Pelouros da Economia, Inovação e Internacionalização; Turismo e Eventos; Juventude e Associativismo nesta área; Voluntariado; Desporto e Associativismo Desportivo; Proteção Civil e Associativismo nesta área.

Esta informação foi transmitida pelo Presidente da Câmara Municipal Povoense, Frederico Castro, no Período Antes da Ordem do Dia da primeira reunião de Câmara do mandato, realizada no dia 25 de outubro, nos Paços do Concelho.

Eleitos pelo PSD, Avelino Silva (que foi substituído nesta primeira reunião por Alexandre Peixoto), André Rodrigues e Olga Duque são os Vereadores da Oposição. De referir que a Vereadora Armandina Machado solicitou, entretanto, a suspensão de mandato pelo período de quatro meses.

Descentralização das reuniões de Câmara

O Executivo Municipal, liderado por Frederico Castro, vai descentralizar a realização das reuniões de Câmara. Nesse sentido, a segunda sessão ordinária de cada mês terá lugar em cada uma das 22 freguesias e uniões de freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso.

O objetivo é apelar a e permitir a participação das comunidades. As reuniões de Câmara decorrem de 15 em 15 dias e são todas públicas.