Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

“Fomentar a Igualdade, promovendo a Inclusão”, um caminho a percorrer por todas as pessoas
publicado a 29 de novembro de 2022

 A XII Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (SMIND) decorreu entre os dias 19 e 25 de Novembro e foram inúmeras as iniciativas levadas a efeito, com o objetivo de apontar todas as luzes para o tema da “promoção da inclusão, fomentando a igualdade”.

Logo no primeiro evento, que teve lugar no sábado, 19 de novembro, Dia Internacional do Homem, foi apresentada a peça de teatro “À Mesa”, de Nélson Monforte, que pretendeu remeter-nos para uma reflexão mais profunda acerca da humanidade e da sua evolução.

Esta e outras atividades coincidiram premeditadamente com a efeméride que se assinalava nesse dia, como foi também o caso do dia 20 de novembro, Dia dos Direitos Internacionais da Criança. Neste dia foi descerrada uma placa inclusiva na estátua da Maria da Fonte, em Fontarcada, cerimónia à qual se seguiu o VII Café Concerto Inclusivo, no Auditório dessa Freguesia, tendo participado várias entidades como foi o caso da ASSIS, a Casa de Trabalho, a AADVDB, o Centro Social e Paroquial de Garfe, o Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, a Escola Profissional do Alto Ave e a Need Cooperativa.

O Seminário “Percursos de inclusão” que teve lugar no dia 21 de novembro, contou com a presença de profissionais cujo trabalho diário se centra em pessoas portadoras de deficiência.

Para as crianças do 2º ano do 1º ciclo, para os dias 22 e 23 foi preparada a atividade “Calçando os sapatos dos/as outros/as – comunicando com as mãos e as pontas dos dedos”, que assinalou o Dia pelo Fim da Impunidade.

Por seu lado, ainda no dia 23 e também no dia 24, os/as estudantes do 10.º ano do ensino secundário, da vertente profissional, tiveram oportunidade de participar em workshops em que puderam percecionar as dificuldades com que se debatem no dia-a-dia as pessoas privadas de sentidos como a visão e a audição. A atividade “Sê a mudança que queres ver no mundo” marcou o Dia Nacional da Cultura Científica que se assinala no dia 24 de Novembro.

Já na sede da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, no dia 24, foram dinamizados quatro workshops de braille, tendo em um participado a Vereadora da Inclusão, Fátima Moreira. Nas palavras desta responsável, “mais do que um workshop de braille, este foi mais um momento de empowerment, para nos fortalecer e para nos dizer para olharmos para as dificuldades como um desafio. É assim que devemos também encarar a nossa vida.” Seguidamente, dirigindo-se aos alunos e alunas presentes, acrescentou: “ Espero, também, que ao longo desta semana todos fiquemos mais conscientes para o facto de haver pessoas que têm dificuldades bem maiores do que aquelas que nós pensamos ter , e que, no seu dia-a-dia, as superam.”

No dia 25, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, último dia desta intensa semana, foi apresentada a peça de teatro “Mulheres”, no Cine-Fórum dos Bombeiros. Nesta peça, 3 atrizes interpretam o papel de 3 vítimas de violência doméstica, violência no namoro e exploração sexual. A peça com  uma forte componente emocional, foi impactante para toda a plateia presente com cerca de 270 pessoas, essencialmente para os/as alunos/alunas do ensino secundário que tiveram a oportunidade de interagir com as atrizes no momento de debate ocorrido no final.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, que assistiu a esta encenação “devemos ter sempre presente um sentido de justiça e não deixar que seja de outra forma. Queria deixar-vos estas palavras de sensibilização e agradecer a todos os parceiros, desde as IPSS’s às escolas e a todos os que ao longo desta semana estiveram incluídos nesta lógica e nesta filosofia que nós queremos defender e pela qual também lutamos diariamente”.

A marcha solidária para com as vítimas de violência doméstica e femicídios organizou-se logo de seguida e desceu a Avenida da República até à Casa da Botica, no centro da Vila, onde foram colocadas faixas pretas no âmbito da iniciativa  coletiva da UMAR “De Luto e EM Luta” fechando, assim, a edição deste ano da Semana para a Igualdade e Não Discriminação da Póvoa de Lanhoso.