Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Município da Póvoa de Lanhoso promove projeto Tu decides – Orçamento Participativo Escolar
publicado a 23 de outubro de 2019

O Município da Póvoa de Lanhoso, através do pelouro da Educação, tem em execução há já vários anos o projeto Tu decides - Orçamento Participativo Escolar, através do qual pretende desenvolver um conjunto de competências nos/as alunos/as do 1.º ciclo e nas crianças da Educação Pré -Escolar, nomeadamente uma maior participação ativa e cívica por via da apresentação de propostas e/ou projetos que possam representar uma mais-valia para o seu estabelecimento escolar e, por sua vez, impulsionar o sucesso escolar.

Este projeto disponibiliza uma verba de 10 mil euros, que anualmente é distribuída pelas escolas do 1.º ciclo e educação pré-escolar e que permite aos mais pequenos um verdadeiro exercício de participação e cidadania ativa.

Os dois Agrupamentos de Escolas do concelho têm mobilizado as suas crianças e os/as seus/suas alunos/as de forma muito participativa e, após terem sido colocadas a votação as ideias de projetos apresentadas pelos/as mesmos/as, conforme a operacionalização deste projeto exige, foram selecionadas as ideias finais. O orçamento escolar tem permitido adquirir mobiliário de exterior, equipamentos infantis, jogos tradicionais para animação dos recreios escolares, de entre outros.

No ano de 2019 os dois projetos mais votados já estão implementados nas respetivas escolas. “Mobiliário para a sala de aulas do futuro” foi o projeto vencedor do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso e “Melhoria do acervo das bibliotecas” foi o projeto vencedor do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio.

O projeto “Mobiliário para a sala de aulas do futuro” permitiu, através da aquisição de novas mesas e cadeiras, criar um melhor ambiente nas salas de aula do futuro já existentes. Este mobiliário irá possibilitar uma maior interação com e entre os alunos nos trabalhos colaborativos, bem como, permitir diferentes configurações num mesmo espaço que facilitarão uma abordagem dinâmica e a interação entre toda a turma permitindo, mais facilmente, criar diferentes espaços de trabalho diferenciados. Estes ambientes educativos inovadores, implementados em todos os centros escolares, têm sido muito concorridos e do agrado da comunidade educativa permitindo a diferenciação de estratégias e de novas metodologias e abordagens no ensino/aprendizagem.

O projeto “Melhoria do acervo das bibliotecas” tem como principal objetivo tornar as bibliotecas escolares mais atrativas para os seus pequenos/as leitores/as e para isso é fundamental que as bibliotecas tenham um catálogo rico em novidades e temas que vão ao encontro do gosto e interesse dos/as aluno/as e professores. A promoção da compreensão da leitura no 1.o ciclo do ensino básico é fundamental para o sucesso escolar dos alunos nas mais diversas disciplinas.