Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Parecer favorável do CLAS às candidaturas para Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais
publicado a 26 de abril de 2022

Parecer favorável do CLAS às candidaturas para Requalificação e Alargamento                                                da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais no âmbito do PRR

Decorreu no passado dia 20 de Abril, na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, uma reunião plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS), tendo participado 16 entidades que dele fazem parte. A presidir esta reunião esteve a Vereadora Fátima Moreira, responsável pelos pelouros da Solidariedade Social e Associativismo Social, Seniores, Famílias e Saúde Pública.

Nesta reunião, o CLAS aprovou os pareceres das candidaturas apresentadas por 3 instituições do concelho para Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais.

A “Em Diálogo - Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa Lanhoso” apresentou uma candidatura para a criação de uma creche com 42 vagas, para fazer face às carências da população do baixo concelho no que aos cuidados da primeira infância diz respeito.

Também, com o intuito de aumentar a cobertura social nesta área geográfica do concelho, o Centro Social e Paroquial de Monsul apresentou uma candidatura para alargamento da resposta de Serviço de Apoio Domiciliário, para um total de 50 vagas e de criação da resposta de Centro de Dia, num total de 40 vagas.

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, para fazer face às necessidades que se verificam da vila sede do concelho, apresentou duas candidaturas, uma para a criação de 102 vagas na valência de creche e outra para uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, com 65 lugares, mantendo as 12 vagas de Centro de Dia.

Estas candidaturas, que mereceram pareceres favoráveis aprovados por unanimidade dos presentes foram submetidas a financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Foi apresentado o ponto de situação do processo de transferência de competências para o Município em matéria da Ação Social, tendo a presidente do CLAS explicado que desde o dia 1 de abril passado que o município da Póvoa de Lanhoso assumiu estas competências por considerar que estavam criadas as condições no concelho para se avançar com o processo, acreditando que este trará ganhos para a população ao nível dos serviços e dos apoios que serão disponibilizados.

Outros pontos em análise nesta reunião foram a proposta de adesão ao CLAS do Hotel Residencial Sénior da Póvoa de Lanhoso e a proposta de formação para as IPSS em matéria de cibersegurança e de prevenção dos maus tratos e violência.

Foi ainda apresentado o relatório de atividades semestral do CLDS- 4G no qual foi possível constatar a grande abrangência do projeto e a envolvência de todas as entidades parceiras. Este evidencia excelentes níveis de execução nos diferentes eixos que o integram.