Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso acolhe jornadas transnacionais do projeto COLEOPTER
publicado a 10 de setembro de 2020

A Póvoa de Lanhoso acolhe até amanhã, 11 de setembro, as segundas jornadas transnacionais do projeto COLEOPTER -Concertação Local para Otimizar Políticas Territoriais para a Energia Rural-, com parceiros portugueses, andorrenhos, espanhóis e franceses.

O encontro começou ontem, dia 9 de setembro, no Theatro Club, tendo contado com a participação do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva. Para além da abertura, o programa contemplou ainda sessões técnicas e de formação, uma visita ao Pavilhão da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e uma visita ao ex libris do património local, o Castelo de Lanhoso.

A Autarquia da Póvoa de Lanhoso participa no projeto internacional COLEOPTER, que visa desenvolver uma abordagem inovadora e integrada de promoção da eficiência energética e hídrica em edifícios públicos, associando desafios sociais, políticos e técnicos.

Este encontro objetiva capacitar os parceiros do projeto nos domínios da auditoria energia-água e do diálogo territorial.

Um dos aspetos inovadores desta abordagem é esta associação entre a tradicional vertente técnica da auditoria e a dimensão social, através da auscultação dos stakeholders locais. Embora esta abordagem seja já familiar e integre a prática diária de governação da Autarquia, considera-se útil o aprofundamento de conhecimentos e a partilha de novas perspetivas. Nesse sentido, um dos destaques do programa para o último dia é uma sessão de capacitação restrita a um público muito específico, em que será apresentado o projeto de remodelação do Pavilhão Desportivo da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.

O COLEOPTER é um projeto com um orçamento global de 1.091.208,06€, apoiado pelo Programa Interreg Sudoe que faz parte do objetivo europeu de cooperação territorial, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).