Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso acolheu workshop do projeto Minho Export
publicado a 4 de abril de 2019

A Vice-presidente e Vereadora do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso teve a seu cargo o encerramento do workshop “Mercados externos para o setor do capital simbólico, tecnologias e serviços de turismo”, que o projeto Minho Export promoveu no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

Esta responsável congratulou-se com o facto de o concelho ter sido escolhido para receber este evento. “O projeto Minho Export, no qual estas sessões se inserem, foi desde início muito bem acolhido pelo Município e pelas suas empresas, pelo que agradecemos à Tecminho e à Market Acess por esta oportunidade”, referiu.

A temática que foi abordada foi de extrema relevância. O setor do capital simbólico, tecnologias e serviços de turismo é um dos domínios considerados como prioritários para a região ao nível da estratégia da RIS3 (estratégia regional de especialização inteligente – Portugal 2020).

“No nosso país, o turismo é, atualmente, um dos principais setores de proveito para a economia nacional. Sendo certo que o turismo no Norte cresceu o dobro da média nacional, é fundamental refletir de que forma a nossa região está a contribuir para estes números. Debater este setor com quem conhece o terreno é fundamental para o desenho de uma estratégia concertada e articulada de promoção do território e captação destes públicos sem com isso comprometer a sustentabilidade territorial”, considerou Gabriela Fonseca.“No que toca à internacionalização, potenciar o sucesso da internacionalização das PME é, sem dúvida, uma forma de abrirmos novas portas às empresas e empreendedores do nosso concelho e aos recursos da região. Estou certa de que se trata de um desafio permanente que pode e deve ser devidamente preparado e acompanhado para que o sucesso seja uma garantia”.

A Vice-presidente assegurou a continuidade deste tipo de momentos de informação, debate e reflexão de interesse económico empresarial, “porque pensamos que fazem a diferença no futuro das empresas e consequentemente no desenvolvimento da região”.

Coube ao orador Pedro Lopes a dinamização da sessão, no dia 28 de março, que contou com participantes dos vários concelhos da região.