Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso acompanha execução do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar
publicado a 21 de março de 2019

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, e a Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, visitaram a Escola Básica Integrada do Ave e a Escola Básica da Póvoa de Lanhoso para acompanhar o desenvolvimento das ações do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Ave, no concelho.

Este plano tem como principal objetivo a promoção do sucesso escolar e o combate ao abandono escolar na região do Ave e encontra-se no segundo ano de execução, tendo já permitido colocar no terreno sete projetos inovadores, que se encontram à disposição de alunos/as e professores/as dos diversos estabelecimentos de ensino.

O município Póvoa de Lanhoso, em parceria com os agrupamentos de escolas e com as associações de pais, aderiu a este Plano por forma a responder à necessidade da utilização de estratégias de diferenciação pedagógica em contexto de sala de aula mais apelativas e motivadoras.

Os ambientes educativos inovadores (as Salas de Aula do Futuro) são exemplo da promoção da inovação das metodologias nos processos de ensino e de aprendizagem. Assentam num novo conceito, que conjuga a pedagogia, o espaço e a tecnologia, enquanto elementos-chave de motivação para a aprendizagem. Através do PIICIE do Ave foi possível equipar cinco salas de aula do futuro, uma em cada centro escolar da Póvoa de Lanhoso.

Estes ambientes educativos inovadores permitem potenciar outros projetos do PIICIE do Ave, como a plataforma Hypatiamat, que surgiu para dar resposta à preocupação crescente, junto da comunidade educativa, em relação ao desempenho escolar na matemática. Trata-se de uma plataforma online que está disponível para os/as alunos/as do segundo ano do primeiro ciclo de todos os estabelecimentos de ensino assim como para os/as encarregados/as de educação. De modo a capacitar os/as agentes educativos/as para a utilização de todas estas ferramentas, houve lugar a ações de capacitação nos diversos projetos, sendo que este conta com o apoio de mediadores/as que auxiliam o processo numa fase inicial.

Já a Plataforma Mais Cidadania permite o acesso a alunos/as, educadores/as, professores/as do ensino pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, mas também a familiares, que podem aceder e “aprender a brincar” com os/as seus/suas educandos/as. Esta plataforma favorece a realização de atividades dinâmicas e lúdicas, promove conhecimentos, competências e valores que ajudam as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade. Para além de áreas de currículo, contempla a Cidadania, Ambiente e Património Local.

O empreendedorismo é uma área que está bem patente neste Plano, porque a atitude empreendedora faz a diferença no perfil profissional dos/as alunos/as. Assim, através do projeto Ter ideias para mudar o mundo e do Projeto Escolas empreendedoras in.Ave, é fomentado o espírito empreendedor nas escolas desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, capacitando e sensibilizando alunos/as e agentes escolares para uma cultura mais empreendedora na região do Ave.

O Curtir Ciência, projeto inovador que pretende despertar o interesse pela cultura científica e pelas atividades laboratoriais através de atividades de ciências experimentais, adaptadas aos currículos escolares, também consta do PIICIE do Ave e brevemente iniciará a sua execução.

A equipa multidisciplinar Team4school é uma operação municipal, que, através de diversos elementos técnicos do município da Póvoa de Lanhoso e de forma concertada com as equipas escolares, pretende promover o sucesso escolar através do desenvolvimento de ações de apoio aos/as alunos/as e às suas famílias (como a formação parental), bem como ao pessoal docente e não docente.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave encontra-se a ser implementado nos estabelecimentos escolares dos diversos municípios que integram a Nut III Ave e é coordenado pela Comunidade Intermunicipal do Ave, tendo as suas ações obtido financiamento por via do Programa Operacional NORTE 2020  através dos Pactos para o Desenvolvimento e a Coesão Territorial – CIM do Ave.