Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso analisa solução para canil/gatil municipal
publicado a 28 de abril de 2022

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso visitou, no dia 21 de abril, uma turma da Escola António Lopes, na Vila, em resposta a um convite que partiu destas crianças de modo a poderem dar conta das suas preocupações em relação ao bem-estar animal. Frederico Castro ouviu os mais novos e manifestou concordância com a visão destes quanto à situação do atual canil municipal.

Na oportunidade, o Presidente da Câmara Municipal assumiu o compromisso de resolver o problema, até 2025. E apontou as duas possibilidades que estão em cima da mesa: ou construir um equipamento de raiz, a expensas da Autarquia; ou, através de negociações em curso com a BRAVAL, acordar com esta entidade a cedência de uma parte do futuro canil e gatil supramunicipal ao município da Póvoa de Lanhoso, para gestão autónoma. “Temos duas soluções em aberto; a primeira com um custo diferente, porque ficaria exclusivamente sob nossa alçada; a segunda com um custo menos oneroso para a Autarquia. Neste momento, estamos preocupados em encontrar uma solução que sirva bem as necessidades e que permita criar as condições condignas que os animais precisam e merecem”, explica o autarca, que recebeu das mãos destas crianças uma lembrança que guardará no seu Gabinete, nos Paços do Concelho.

Em visitas recentes aos estabelecimentos de ensino do concelho, Frederico Castro ouviu as preocupações e desejos das crianças, que, em alguns casos, se prendem com o espaço de recreio. “Estamos atentos aos seus pedidos. Uma das provas de que estamos atentos é que pretendemos contrair um empréstimo de 700 mil euros, para intervir nos vários equipamentos escolares dos dois Agrupamentos de Escolas, para resolver problemas que têm anos, para dar mais qualidade ao espaço onde a comunidade escolar interage no dia-a-dia e para que, em setembro, estejam concluídas as intervenções que queremos executar no período de Verão e o regresso à atividade escolar seja já num contexto diferente”, afirma, o responsável Povoense, finalizando que tal pretensão traduz “mudança”, ou seja, “encarar os problemas de forma diferente e encontrar soluções diferentes para ir de encontro às expectativas das pessoas e, neste caso concreto, para que tenhamos mais segurança, mais qualidade dos equipamentos nos espaços de ensino e onde as crianças estejam mais realizadas e felizes, o que se irá traduzir no sucesso do seu desempenho”.