Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso reúne entidades parceiras do SIGO
publicado a 12 de março de 2019

A Autarquia da Póvoa de Lanhoso promoveu, no passado dia 8 de março, uma reunião de trabalho com representantes das entidades parceiras do SIGO - Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e Oportunidades, resposta municipal que acompanha, em rede, os casos de violência ocorrida nas relações de intimidade.

Foi desta forma - avaliando as respostas prestadas, refletindo sobre o que há a melhorar e reforçando a sua intervenção na prestação de informação e formação para todas as entidades parcerias -, que o Municipio assinalou o Dia Internacional da Mulher. De referir que, em 2018, as mulheres representaram 82% dos casos acompanhados pelo SIGO.

Nesta reunião, estiveram representadas 13 das 15 entidades parceiras do SIGO. Para além da Vereadora da Igualdade e Cidadania da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, estiveram representantes de seis IPSS´s, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, do Comando da GNR, do Ministério Público, da Segurança Social, da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

A análise dos números referentes à criminalidade geral e violenta denunciada no país, aos casos de violência doméstica, aos casos ocorridos nas relações de namoro e o número de femicídios foram abordados e alvo de reflexão por parte das pessoas presentes. Foram igualmente partilhados e alvo de consideração o número e as características dos casos de violência ocorridos no concelho e acompanhados pelo SIGO.

De lembrar ainda que, em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e, em 1977, proclamaram o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A data é reservada para lembrar a luta pela igualdade económica, social e laboral e ainda tudo o que já foi conquistado e o que ainda há por conquistar. Apesar de ser comemorado desde 1909 o Dia Internacional da Mulher, somente em 1979 foi aprovada a Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países.