Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso última apoio nos medicamentos a famílias carenciadas
publicado a 20 de fevereiro de 2019

O Presidente da Câmara Municipal anunciou hoje que será implementado muito em breve o apoio nos medicamentos a famílias carenciadas. “Deixará de haver Povoenses que não tomam a sua medicação, porque não têm dinheiro para a pagar”, assegurou Avelino Silva, no encerramento do Seminário para Apresentação de Resultados do Provedor do Idoso, realizado esta tarde, no Theatro Club.

“Vamos iniciar este projeto com uma experiência que envolverá 150 Povoenses que cumpram as regras do regulamento. A Câmara Municipal entregará um cartão, que servirá para comprar todos os medicamentos que precisem nas farmácias do concelho. Esta medida que entra de imediato em vigor e que será reforçada em função das necessidades, será mais um contributo para sermos um concelho mais justo e mais solidário”, salientou o autarca Povoense.

Desde que foi apresentado, há um ano, o Provedor do Idoso da Póvoa de Lanhoso, Álvaro Oliveira, já acompanhou 29 casos e realizou 44 atendimentos.

“Para a autarquia, este papel do Provedor é fundamental para termos uma opinião de quem não está diretamente no sistema. De quem, com sensibilidade, nos pode ajudar a melhorar as respostas que já são muitas, mas nunca serão de mais”, referiu ainda Avelino Silva. Da tipologia de casos que chegam até ao Provedor do Idoso, a área social com 13 e a área médica com sete destacam-se das demais (área jurídica com dois casos e diversas categorias outros sete casos). Em curso, está um levantamento de necessidades junto dos Presidentes de Junta e da GNR.

O Presidente da Câmara Municipal destacou a importância deste trabalho para o crescimento permanente do projeto social da Autarquia, “que tem como prioridade principal melhorar a vida dos Povoenses, especialmente daqueles que mais sofrem. Esta é a nossa missão: ajudar os Povoenses a terem uma vida digna e feliz. Mais do que as obras, que sendo importantes, não são o mais importante no trabalho de uma autarquia”.

A tarde contou ainda com as intervenções do Presidente da Comissão de Proteção ao Idoso, Carlos Branco, e de uma sénior, Maria Emília Miranda que apresentou uma breve descrição estatística da realidade concelhia a partir dos 65 anos.

Houve também as atuações do Grupo de Cantares do Centro de Convívio da Póvoa de Lanhoso e do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso.

O trabalho do Provedor do Idoso

A realização de diligências junto de famílias, advogados, GNR, Serviços Municipais, Presidentes de Junta, Centro de Saúde, Senhorios e outros compreendem grande parte do trabalho do Provedor do Idoso da Póvoa de Lanhoso, Álvaro Oliveira, 66 anos, empresário do ramo da ótica. 

No período em análise e de entre outros aspetos, foram realizadas ainda cerca de 40 reuniões com representantes de entidades de dentro e fora do concelho, como a da própria Câmara Municipal, GNR, Bombeiros Voluntários, Cruz Vermelha Portuguesa, Centro de Saúde, Santa Casa da Misericórdia, Núcleo Local de Inserção, Juntas de Freguesia, CPI, SIGO, Agrupamentos de Escolas e o IHRU.

O Provedor do Idoso foi ainda presença assídua nas mais diversas atividades promovidas pelo Município e visitou todos os centros de convívio existentes no Concelho.