Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Prémio Literário António Celestino 2021 já tem texto vencedor
publicado a 25 de junho de 2021

Está encontrado o texto vencedor do Prémio Literário António Celestino 2021, promovido pelo Município da Póvoa de Lanhoso e com o valor de mil euros.

Nesta edição, o júri avaliou 169 textos na modalidade de poesia, tendo deliberado unanimemente atribuir o prémio ao poema intitulado “Desejo” da autoria de António Rosa (pseudónimo).

Devido à situação pandémica que ainda atravessamos, a cerimónia de entrega deste Prémio realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho em moldes distintos dos habituais, com restrições impostas pelo combate à propagação da doença, tendo contado apenas com as presenças do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, dos elementos do Júri, Jaime Ferreri (Presidente) e Jorge Tinoco, e da autora vencedora, Tânia da Cruz D’Oliveira.

O Prémio Literário António Celestino 2021 decorreu de fevereiro a março de 2021. O júri foi unânime em premiar este poema, tendo em conta as características que definem um trabalho poético. De acordo com a deliberação, “neste caso, a expressão ‘Desejo’ traduz-se num poema simples mas com uma sensualidade despretensiosa. Tem em si um ritmo de intensidade crescente, com figuras de estilo devidamente adequadas…Diz-se com harmonia musical em enlaces agradáveis ao ouvido e à língua falada”.

A vencedora terá ainda direito à estada de uma noite numa unidade hoteleira do concelho da Póvoa de Lanhoso.

Fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a Língua Portuguesa, promover e incentivar a criação literária e homenagear António Celestino, que nasceu na Póvoa de Lanhoso e aqui residiu parte da sua vida, são objetivos. Condecorado em Portugal e no Brasil pelo seu talento e dedicação às artes, António Celestino faleceu, no concelho Povoense, aos 95 anos de idade.