Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Doutora Rosa Monteiro, esteve na Póvoa de Lanhoso
publicado a 26 de janeiro de 2022

O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro e a Vice-Presidente e Vereadora para a Igualdade e Inclusão, Fátima Moreira, receberam a Secretária de Estado, Rosa Monteiro, na passada sexta-feira, 21 de Janeiro, pelas 10h30, nos Paços do Concelho, a quem deram as boas vindas e expressaram satisfação por esta visita, que se constituiu numa oportunidade imperdível para dar a conhecer as atividades levadas a efeito no âmbito do SIGO, bem como de manifestar o interesse em dar continuidade ao projeto e às várias metas que estão traçadas.

A Secretária de Estado sublinhou o papel preponderante do Município da Povoa de Lanhoso que, juntamente com as entidades parceiras do concelho, tem desenvolvido um trabalho de vanguarda no que à intervenção municipal para a igualdade, diz respeito. Com as suas boas práticas ao nível da promoção de estratégias para a igualdade e inclusão, destaca-se pelo trabalho que tem vindo a fazer em parceria com as Instituições locais, abrangendo assim, um maior leque de problemáticas.

A reunião decorreu no Salão Nobre e contou com a presença de várias entidades parceiras do SIGO (Serviço para a promoção de Igualdade de Género e Oportunidades) e do projeto IGUALIDADES que aceitaram o convite para estar presentes, e que fazem parte desta rede que é emblemática e pioneira em termos de cobertura nacional.

Foi apresentado um levantamento exaustivo das atividades do SIGO relativas a 2021 no que concerne ao apoio à vítima, à vertente interventiva. Já na vertente preventiva, foram partilhadas as atividades realizadas e a realizar, abrangendo-se assim, todo o trabalho que é feito em termos de intervenção, prevenção, resolução e avaliação.

Logo ao início da tarde teve lugar a intervenção da Senhora Secretária de Estado num Webinar da Associação Questão de Igualdade no âmbito de um projeto do qual a Autarquia da Póvoa de Lanhoso também é entidade parceira. Esta intervenção concretizou-se através da plataforma zoom com um projeto que junta vários municípios. O tema foi o domínio de boas práticas municipais no plano da Igualdade, concretamente na área da conciliação. O projeto baseia-se num outro realizado no passado, o Local Gender Equality, o qual também a Autarquia Povoense integrou a convite do CES de Coimbra, projeto este que se materializou na criação ferramentas que estão na vanguarda da intervenção municipal para a igualdade. Com um novo financiamento puderam ser reproduzidos esses instrumentos e ferramentas para um novo e mais alargado conjunto de municípios, podendo concretizar-se numa melhor e mais efetiva intervenção municipal da igualdade.

De seguida, a Secretária de Estado visitou o Jardim de Infância de S. Gonçalo, uma das valências da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, onde decorrem quinzenalmente atividades com as crianças, visando contribuir para a sua melhor compreensão e assimilação de conceitos como a Igualdade, a Cidadania e os Direitos Humanos - designação do projeto. Este projeto que é pioneiro e único no país objetiva promover a inclusão e desconstruir estereótipos de género. A Senhora Secretária de Estado mostrou a sua grande satisfação com o trabalho desenvolvido também neste âmbito e desafiou a compilar todo o trabalho já desenvolvido e a desenvolver, para que o mesmo seja disseminado pela CIG, de modo a poder ser replicado por outras entidades.

O último ponto da agenda desta visita foi a visita à sede do Rotary Club da Póvoa de Lanhoso onde decorria a atividade TIC@OpenWindows. É uma atividades que decorre em parceria com a Universidade Sénior do Rotary Club, que faz parte do projeto IGUALIDADES e que pretende, através de aulas de TIC, facilitar o acesso das mulheres às tecnologias de informação, abrindo-lhe uma janela para o mundo. Esta é uma iniciativa que concorre para a execução dos objetivos e das metas da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2030. Nesta visita os/as séniores presentes revelaram a sua grande motivação para frequentarem a disciplina, que parte, em muitos casos por promover uma maior aproximação a familiares emigrantes, pois com a aprendizagem da informática conseguem colocar-se em contacto com os seus e as suas ante queridos/as.