Na passada sexta-feira, 22 de Março, decorreu mais uma reunião de Câmara e foi à Junta de Freguesia de Covelas que coube receber esta sessão, descentralizada, do Executivo Municipal povoense.
Nesta reunião, cuja ordem de trabalhos incluía 14 pontos, foram todos eles discutidos e aprovados, destacando-se as duas propostas referentes à "Em Diálogo – Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso", que receberam a aprovação unânime de todos/as os/as presentes.
A primeira delas, apresentas pelo Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, definia a atribuição de apoio financeiro de 23.700,00€ no âmbito dos valores que o executivo já tinha assumido para ajudar esta a associação a fazer face à despesa com a execução da nova Creche da "Em Diálogo". Esta obra foi financiada pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e ascendeu aos 406.350,00€, sendo que uma percentagem deste valor foi obrigatoriamente assumida pela Associação.
A entrada em funcionamento desta estrutura determina a necessidade de vários equipamentos como é o caso dos computadores, e também nesta alínea contará com o apoio da Câmara Municipal, cujos técnicos irão formatar o sistema operativo de 20 computadores, proposta que também recebeu a concordância de todos/as.
Ainda uma referência para a proposta de aceitação da doação da Plataforma PóvoAtiva que a Santa Casa da Misericórdia utilizou para a implementação do Projeto CLDS4GLanhoso, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, que terminaram no final de 2023.
O objetivo desta doação é que os Gabinetes de Desenvolvimento Económico de Empregabilidade do Município dinamizem esta ferramenta, potenciando a aproximação dos desempregados e dos empregadores e assumido os consequentes serviços de manutenção e a sua migração e o alojamento num servidor da autarquia.