Na abertura do segundo dia destas Jornadas estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro; a Vice-Presidente e Vereadora da Ação Social, Fátima Moreira; a Diretora da Unidade de Intervenção Social dos Serviços Centrais da Segurança Social, Susana Viana, e a Diretora do Núcleo de Ação Social da Segurança Social de Braga, Fátima Miguel.
A Diretora da Unidade de Intervenção Social participou no painel do balanço do NLI e falou também acerca da vocação do NLI na comunidade, enquanto que a intervenção de Fátima Miguel, da Segurança Social de Braga, se centrou na “experiência da delegação de competências em matéria de Acão Social e RSI”, assumindo Fátima Moreira, Vereadora com responsabilidades nesta área, a moderação deste painel.
Os trabalhos debruçam-se, principalmente, sobre a delegação de competências no âmbito do NLI (Núcleo Local de Inserção) e do seu papel na comunidade.
Foi este o momento de fazer o balanço de um ano de coordenação do NLI, que a Câmara Municipal assumiu após a transferência de competências. Eliana Oliveira, Técnica da Câmara Municipal, responsável por este processo, apresentou os resultados referentes a 2022 e traçou o perfil das famílias que são acompanhadas pelo NLI.
Esta análise foi efetuada conjuntamente com a Segurança Social de Braga e foi também o momento para o NLI partilhar o seu Plano de Ação para o presente ano.
A primeira edição das Jornadas Sociais da Póvoa de Lanhoso decorrerão, ainda, até ao dia 18 de Maio, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.