Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

SIGO promove visita dos utentes da ASSIS a empresa do concelho
publicado a 21 de abril de 2022

No passado dia 13, de tarde, alguns utentes da Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte (ASSIS), visitaram a empresa Plako, na freguesia de Águas Santas.

Esta empresa, que se dedica ao desenvolvimento de soluções de software, tem paralelamente outros projetos em curso como é o caso da AMU.BIO que é um viveiro de plantas aromáticas e medicinais em modo de produção biológico. Nesta visita, os utentes puderam conhecer também o Espaço UTOPIA, cujo projeto inclui a construção de um edifício recorrendo a materiais reutilizáveis como pneus, latas e rolhas de cortiça.

Pretendendo perspetivar a integração destes jovens no mundo do trabalho, a finalidade desta iniciativa da ASSIS foi proporcionar de uma ação sociocultural aos seus utentes.

A ASSIS é uma instituição particular de solidariedade social que tem como missão a promoção integral de todos os utentes, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial através de serviços adequados às necessidades de cada um.

Nesta visita, que se quis ser de verdadeira inclusão de pessoas com deficiência cognitiva, foi possível proporcionar momentos de lazer aos/às utentes da ASSIS, sendo também uma iniciativa que visa perspetivar a integração dos/as jovens no mundo do trabalho.

Essa iniciativa foi realizada no âmbito do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades, que resposta da Autarquia que integra o Pelouro da Igualdade e Inclusão.