Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Simulacro de acidente sensibiliza automobilistas na Póvoa de Lanhoso
publicado a 15 de novembro de 2023

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai realizar, no próximo dia 19 de novembro, um simulacro de acidente na Estrada Nacional 103, uma das mais acidentadas da região, com objetivo sensibilizar os automobilistas para a importância de uma condução segura e preventiva, marcando o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.

O simulacro, que decorre entre as 15h00 e as 17h00 na Estrada Nacional 103, em Ferreiros – Póvoa de Lanhoso, vai envolver uma colisão entre viaturas ligeiras que transportam crianças e pretende trabalhar lacunas existentes na colocação dos sistemas de retenção nos/nas mais novos/as.

Mesmo nos trajetos mais curtos, as crianças devem ser sempre transportadas num sistema de retenção para crianças (SRC) homologado e adequado ao seu tamanho e peso, criando deste modo condições para uma viagem segura. Deve ser explicado aos mais pequenos, desde muito cedo, a importância dos sistemas de retenção para a sua proteção, em caso de acidente”.

Num cenário realista, “queremos alertar os condutores para os riscos que existem na estrada e promover a adoção de comportamentos responsáveis durante a condução, o que deve ser feito ainda mais cuidadosamente, quando transportamos crianças”, afirma Frederico Castro, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. O autarca sublinha que a Estrada Nacional 103 é a principal via de ligação da Póvoa de Lanhoso a Braga, ao Porto, ao aeroporto e ao porto de Leixões, pelo que “a escolha deste local visa precisamente sensibilizar quem anda na estrada, contribuindo para reduzir os números de sinistralidade rodoviária”.

A iniciativa é promovida pela autarquia, através dos Serviços Municipais de Proteção Civil, em colaboração com a GNR e os Bombeiros Voluntários.
Todas as Eucaristias que se realizarem nas paróquias do arciprestado irão assinalar o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, bem como a Eucaristia que terá lugar no Salão Paroquial de Nossa Senhora do Amparo – Póvoa de Lanhoso, pelas 10h30, em que estarão representadas as entidades envolvidas na evocação desta data.