O Município da Póvoa de Lanhoso apoia e colabora com a Unidade de Cuidados na Comunidade “Coração do Minho”, do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso, no desenvolvimento do projeto de formação comunitária em Suporte Básico de Vida.
O conjunto de formações arrancou na passada terça-feira, dia 28 de Fevereiro, no polo de Calvos, do Centro Social das Paróquias de S. Pedro de Serzedelo e S. Gens de Calvos, com 17 elementos da equipa não clínica, incluindo assistentes que trabalham no serviço de apoio domiciliário e no centro de dia.
A Vereadora do Pelouro da Saúde Pública, Fátima Moreira, presente no momento inicial, agradeceu e aplaudiu esta iniciativa proposta pela UCC, referindo que “é muito bom que enfermeiros estejam disponíveis para se deslocarem às IPSS’s para dar esta formação no âmbito do suporte básico de vida pois considero que todas e todos nós, em algum momento das nossas vidas, deveríamos fazer esta formação, quer no âmbito do contexto profissional de cada um, quer até no contexto pessoal, pois a sua aplicação na prática pode ser necessária a qualquer momento.”
Estas formações vão capacitar, para situações de emergência, os técnicos das equipas não clínicas de várias entidades concelhias pertencentes à Rede Social.
Já estão agendadas as sessões seguintes, que irão ter lugar na Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião, no Centro Social e Paroquial de Garfe, na Associação “Em Diálogo” e na Escola Profissional do Alto Ave – EPAVE, estando, no entanto, outras IPSS’s a ser calendarizadas.