Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Momentos de grande emoção marcam encerramento do CONTE
publicado a 14 de março de 2023

O encerramento do XVIII Concurso Nacional de Teatro - Ruy de Carvalho teve lugar no passado sábado na belíssima sala do Theatro Club. A noite prometia grandes surpresas! E assim foi.

Com as presenças do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, bem como da Vice-Presidente Fátima Moreira e dos Vereadores Ricardo Alves e Paulo Gago; do Presidente da Federação Portuguesa de Teatro, Valdemar Mota e do Coordenador do Núcleo de Atividades Culturais do Inatel, Rui Sérgio Mateus, a noite iniciou da melhor forma, com um pequeno excerto do drama musical “Os últimos dias do Cabaret”, cuja criação e encenação esteve a cargo da atriz Cristina Briona e coprodução do Teatro Doze Arte Livre.

Também as nove companhias de teatro que estiveram a concurso se fizeram representar, prova da importância que o CONTE já assumiu nas dinâmicas de muitos grupos, de norte a sul do país, sendo a noite de encerramento a consagração do trabalho levado a efeito ao longo de dois meses e, se contabilizados apenas os 9 espetáculos a concurso, pisaram o palco do Theatro Club 75 atores e 108 técnicos e assistentes. Esta é a maior evidência da dimensão que o CONCURSO NACIONAL DE TEATRO tem junto do movimento do teatro associativo.

A cargo dos “Plebeus Avintenses”, que foi a companhia vencedora da edição do ano passado, estiveram os momentos de animação que pontuaram a noite.

Com o regresso da Fundação INATEL à organização e apoio a este certame, voltou a ser atribuído o Prémio Prestígio/Personalidade – Fundação INATEL e o Coordenador do Núcleo de Atividades Culturais do Inatel, Rui Sérgio Mateus entregou a Jorge Fraga a estatueta de filigrana.

A convite do Município da Póvoa de Lanhoso, Paula Carvalho esteve presente, em representação do pai, Ruy de Carvalho, patrono deste certame. Agradecendo o apelo, fez referência ao grande senhor do teatro nacional, que, nas palavras da filha é já um pouco, povoense, também. Paula Carvalho entregou o prémio de Ruy de Carvalho, à ACAL - Associação Cultural e Artística de Lourosa, que trouxe a concurso a peça “O Pecado de João Agonia”.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso fez referência à “feliz ideia que tivemos de conjugar teatro e música, foi uma experiência diferente para todos nós, e que teve uma excelente aceitação por parte do público, por isso agradeço à Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso a disponibilidade para, em todas as noites de espetáculo, terem feito atuações que antecederam a apresentação das peças de teatro, desejando que no futuro haja mais oportunidades para repetir esta colaboração, conjugando estas duas artes tão emblemáticas para a Póvoa de Lanhoso”.

Vencedores do Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho 2023, por categoria:
MELHOR DESENHO DE LUZ – Prémio “Orlando Worm”
João Octávio Pereira do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta
MELHOR SONOPLASTIA
Flávio Oliveira do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta
MELHOR CENOGRAFIA – Prémio “João Barros”
Octávio Pereira, Agostinho Oliveira, João Paulo Pereira e Hélio Rebelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta
MELHOR GUARDA-ROUPA
ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa
MELHOR INTERPRETAÇÃO SECUNDÁRIA FEMININA
Ana Sousa do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta
MELHOR INTERPRETAÇÃO SECUNDÁRIA MASCULINA
Vítor Hugo do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta
MELHOR INTERPRETAÇÃO PRINCIPAL FEMININA
Filipa Almeida do Páteo das Galinhas – Grupo Experimental de teatro da Figueira da Foz
MELHOR INTERPRETAÇÃO PRINCIPAL MASCULINA
Rui Pedro Castro da ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa
MELHOR ENCENAÇÃO
Manuel Ramos Costa da ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa
PRÉMIO PRESTÍGIO PERSONALIDADE – FUNDAÇÃO INATEL
Jorge Fraga
PRÉMIO RUY DE CARVALHO
“O Pecado de João Agonia” da ACAL – Associação Cultural e Artística de Lourosa
Prémio Maria da Fonte – Júri Popular
“A Furgoneta” - Teatro de Balugas