Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

Com o maior número de restaurantes aderentes, o Cabrito à S. José abre o cardápio dos fins-de-semana gastronómicos
publicado a 13 de março de 2025

Esta iniciativa de valorização e promoção da gastronomia povoense foi apresentada na manhã de hoje em conferência de imprensa que decorreu no Hotel Rural Maria da Fonte, na União de Freguesias de Calvos e Frades, Póvoa de Lanhoso.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, e o Vereador do Turismo e Eventos, Ricardo Alves explanaram a iniciativa “Sente-se à Mesa com a Gente”, colocando o enfoque no “Cabrito à S. José”, que abre a lista de seis fins-de-semana dedicados à gastronomia tradicional minhota, da qual a Póvoa de Lanhoso é um excelente exemplo.

São este ano 27 os restaurantes que aceitaram o desafio e, nos dias 15, 16 e 19 de Março, o Cabrito à S. José será o prato mais servido e procurado, fazendo jus às mais remotas tradições das Festas de S. José.

O líder do executivo povoense disse ter para o próximo fim-de-semana as melhores expetativas, também no que toca às Festas de S. José. O programa lançado tem um maior número de dias, e sem desvalorizar o que de tão bom e importante se faz na Póvoa de Lanhoso, o melhor e mais atrativo cartaz de sempre. “Gostava que as pessoas ao olharem para o Programa encontrassem pelo menos um motivo de interesse para vir às Festas, - se for mais do que um, melhor ainda, - de entre tantos momentos que o cartaz oferece".

Dirigiu o convite a todos/as para visitarem a Póvoa de Lanhoso, quer nos próximos dias em que se realizam as festas de S. José com um programa aliciante para todas as faixas etárias e gostos, quer nos referidos fins-de-semana em que a gastronomia estará em destaque.

Para 12 e 13 de Abril está agendada a Vitela Assada; para 24 e 25 de Maio o Sr. Bacalhau; para 5, 6 e 7 de Setembro o Bife à Romaria; para 18 e 19 de Outubro o Pica no Chão e, para finalizar, nos dias 22 e 23 de Novembro será a vez das Papas de Sarrabulho e Rojões.

Quem almoçar ou jantar nestes estabelecimentos povoenses poderá ainda usufruir de um desconto nos 13 empreendimentos turísticos aderentes, sendo esta uma forma de aliar a oferta da gastronomia e da restauração ao alojamento. Também vão ser oferecidos aos/às clientes dos restaurantes entradas gratuitas para a Torre de Menagem e um cupão que habilita ao sorteio de um coração de filigrana certificada de Portugal, produzido pelos filigraneiros locais. A continuidade da realização deste concurso pretende reforçar a identidade da Póvoa de Lanhoso como terra da Maria da Fonte, do Castelo de Lanhoso e da Filigrana.
Esta proposta é um convite para partir à descoberta da Póvoa de Lanhoso que tanto tem para oferecer quer a nível gastronómico, como cultural ou histórico.

Ao adicionar um “ingrediente” cultural, que se baseia em dois elementos históricos e patrimoniais representativos do concelho: o ex libris, Castelo de Lanhoso, e a Filigrana, o executivo pretende reforçar a identidade do território povoense e atrair para o concelho o maior número de turistas, contribuindo para o fortalecimento económico destes restaurantes e empreendimentos turísticos.